Livros de modelagem são bem mais antigos do que parecem. Os primeiros livros de moldes, ainda no século 16, eram destinados aos alfaiates e tratavam não só da modelagem em si, mas do modo correto de tirar medidas, como distribuir os moldes no tecido para minimizar o gasto de material e as técnicas corretas para montar o traje e corrigir qualquer imperfeição. Mas esses livros eram caros e restritos aos profissionais da área.
Foi na Era Vitoriana (1837-1901) que os livros de moldes se tornaram verdadeiros best-sellers. Com a popularização da máquina de costura e a queda nos custos de impressão, os livros se tornaram mais acessíveis. Além das costureiras e alfaiates profissionais, qualquer pessoa poderia aprender costura e outros trabalhos manuais. Quando falamos de Era Vitoriana é preciso lembrar que foi nesse período que muitas atividades artesanais sofreram um processo de “feminilização” e deixaram de ser campos de trabalho masculinos, como a fabricação de espartilhos e de chapéus. Assim, os livros de costura e trabalhos manuais se destinavam a um público essencialmente feminino, que trabalhava em casa ou em pequenos ateliês, produzindo roupas e acessórios sob medida para suas famílias ou para uma pequena clientela.
Para nossa alegria, vários desses livros sobreviveram em bibliotecas e coleções particulares, sendo digitalizados nos últimos anos e disponibilizados gratuitamente na rede <3
Então, para comemorar o Dia da Costureira, separei aqui dez manuais de costura e/ou modelagem originais do século 19 para vocês. Cada um deles traz informações muito curiosas não apenas sobre os moldes em si, mas sobre os sistemas de modelagem, os tipos e cores de tecidos a serem usados para diferentes trajes, dicas para adequar o molde a diferentes biotipos, etc. Mesmo que você (ainda) não planeje fazer um traje a partir de um desses sistemas, os livros valem a leitura para dar uma ideia das concepções de modelagem e das proporções corporais do período, que são beeeeeem diferentes das nossas.
Infelizmente, todos os livros estão em inglês :/
10 livros de costura vitorianos
1 – The Workwoman’s Guide (1840)
Contendo instruções para as inexperientes em cortar e completar os artigos de vestimenta, estofamento, artesanato com palha, fabricação de bonnets, tricô, etc.
2 – The Art of Dressmaking (1849)
Contendo instruções claras, em linguagem simples, para diversos tipos de trajes femininos.
3 – The Handbook of Dressmaking (1849)
4 – Guide to DressMaking (1876)
5 – Vest Cutting Manual (1883)
Um guia completo para confecção de coletes masculinos em alfaitaria
6 – The Lady-Tailor Glove-Fitting System of Dressmaking (1884)
7 – Hecklinger’s Ladies’ Garments (1886)
8 – National Garment Cutter (1888)
10 – Scientific Sewing and Garment Cutting (1898)
Todos os livros estão linkados para uma pasta do Google Drive e em formato PDF para download livre.
Se você ainda não tem muita intimidade com modelagem, mas gostaria muito de fazer um traje de época, saiba que existem bons moldes históricos à venda em formato digital. Nesse link eu falo tudo sobre eles!