Eu amo livros de culinária antigos e tenho vários em casa, alguns na estante, outros no computador mesmo. Passo horas percorrendo as páginas, encantadas com as técnicas de preparo, com o vocabulário… vez ou outra me deparo com uma receita que corre há anos na família, que aparece registrada praticamente igualzinha num livro de 1800 e pouco. Uma delícia!
Os livros de culinária antigos não são apenas uma fonte para pesquisar receitas e modos de preparo. Eles revelam informações sobre a relação das pessoas com a comida, sobre os ingredientes disponíveis na cozinha. Além disso, muitos livros trazem capítulos inteiros sobre conservação dos alimentos, dietas especiais para diferentes doenças, dicas para arrumação da cozinha e dispensa e até informações sobre os tipos de equipamento que formavam o básico da cozinha.
O post de hoje é uma reciclagem de um artigo antigo do extinto site da Sociedade Histórica Destherrense: 10 livros antigos de culinária, em português e em outras línguas, para você baixar de graça. É só clicar nos títulos para abrir os arquivos.
Mas antes disso…
Esse post voltou a trazer muita gente para o blog. Então, se você está chegando aqui agora, aproveite e já se inscreva no meu canal no Youtube. Lá eu falo sobre história da moda, além de fazer tutoriais de costura histórica e testar receitas de cosméticos de época.
01. Um Tratado da Cozinha Portuguesa (século XV)
Dividido em 4 seções – carne, ovos, leites e conservas – esse é o mais antigo livro de culinária em língua portuguesa. De autoria desconhecida e originalmente totalmente manuscrito, hoje é possível baixá-lo com escrita adaptada para o século XXI.
02. Arte de Cozinha (1680)
Primeiro livro de culinária português a ser publicado, essa obra de Domingos Rodrigues se destinava às elites e teve uma grande influência em toda a culinária portuguesa. Muitas receitas desse livro ainda apareciam em manuais brasileiros do final do século XIX.
03. A New System of Domestic Cookery (1807)
Mrs. Rundell, autora dessa obra, é considerada a primeira “deusa da cozinha”. Seu livro foi o primeiro best-seller de culinária do século XIX, circulando no mundo todo em várias edições originais e pirateadas.
04. O Cozinheiro Imperial (1839)
Primeiro livro de culinária legitimamente brasileiro, o nome de seu autor é desconhecido. Em várias edições, misturava receitas inglesas e francesas às iguarias e ingredientes tipicamente nacionais.
05. Mrs. Beeton’s Book of Household Management
Mais do que um livro de culinária, esse best-seller do século 19 era um guia completo para administrar uma casa. Aqui você encontra desde dicas para a dona-de-casa vitoriana organizar seu lar, contratar e controlar os criados, até receitas de remédios e cosméticos caseiros.
06. Cozinheiro Nacional (1860s)
Segundo livro de culinária a ser publicado no Brasil e o primeiro a dedicar uma atenção especial às influências indígenas e africanas na formação da culinária nacional.
07. Dicionário do Doceiro Brasileiro (1892)
Um livro de dar água na boca do início ao fim. É um compilado de receitas super tradicionais da doçaria brasileira, misturando ingredientes e técnicas portuguesas, indígenas e africanas. Minha parte favorita são as receitas de compotas, que eu já fiz várias e super aprovo!
08. O Doceiro Nacional (1895)
Na mesma vibe do livro anterior. Para ficar diabético com tanto açúcar.
09. Tempting Dishes for Small Incomes (1903)
Um manual de culinária com a proposta de oferecer alternativas baratas e gostosas para a alimentação de quem não tinha lá muitos recursos. É uma excelente fonte de pesquisa para escritores, pois dá uma boa ideia do que um personagem de recursos moderados estaria comendo 😉
10. Simple Italian Cookery (1912)
O primeiro tratado de culinária italiana escrito fora da Itália. Eu amo esse livro porque ele tem uma receita MARAVILHOSA de molho à bolonhesa que é beeeem diferente do que a gente encontra por aqui no Brasil. Mas eu não vou dar spoiler…
6 respostas
Gostei muito, boa informação é pena não se conseguir fazer o download de todos os documentos, tenho pena sou professor numa escola de hotelaria, dava um bom rabalho de fim de ano.
Grato
Rui Lemos
Amei a disponibilidade para receber as receitas mas, não estou encontrando a opção baixar . Muito obrigada !.
Olá, recebi hoje seu post de um grande amigo, e já fui vasculhar tudo. Adorei.
Sou fã de cozinhar e aprender sempre.
Obrigada!
Eu amei essa lista! Eu sou apaixonada por culinária e amo principalmente ler sobre a história da culinária e como as cozinhas do mundo se desenvolveram. Até hoje, eu não tinha achado nenhum material da cozinha brasileira e portuguesa. Você não sabe o quanto que fiquei feliz quando vi sua lista!!! Se vc estiver interessada, abaixo estão alguns sites (em inglês) que eu gosto muito:
http://medievalcookery.com/recipes/
https://anthrochefblog.wpcomstaging.com/page/2/
https://archive.org/details/TheArtOfCookery/page/n5/mode/2up (Esse é considerado um dos primeiros livros de receitas na língua Inglesa)
E incrível ter conhecimento das receitas antigas e sua história.
Por favor, poderia atualizar os links Pá download. A maioria está expirado. Grata desde ja.