Costura Histórica,  Tutoriais

Toucados do século 18 | #CostureComigo pt. 3: Materiais

QUAIS MATERIAIS ERAM USADOS?

A maioria das toucas era feita com tecidos leves, inicialmente linho, mas ao longo do século 18 o algodão começou a se impor como uma fibra viável, principalmente na Inglaterra (que comprava muito algodão bruto do Brasil e Índia) e na França. Os tecidos mais usados eram as cambraias de algodão e linho e as organzas de algodão, além das rendas.

Embora as rendas feitas em máquinas estivessem começando a abrir espaço no mercado, as feitas à mão ainda eram as mais valorizadas e caras, em especial as rendas de bilro e as rendas de agulha. Bélgica, França e Inglaterra eram grandes centros de produção de renda em escala industrial, mas as produções domésticas também existiam, o que possibilitaria que uma mulher de família simples tivesse pelo menos um toucado decorado com renda para ocasiões especiais. Isso inclui o Brasil, já que em quase todo o nosso litoral sobreviveram técnicas de rendas de bilro e de agulha que remontam ao século 18!

Se você está chegando agora, dê uma olhada nos dois posts anteriores dessa série. Aqui nós falamos sobre as características gerais dos toucados e aqui você encontra os três moldes.

MODELO 1 – TOUCADO INTEIRIÇO

Para o corpo do toucado: linho e algodão branco eram os materiais mais comuns…

Mas você pode usar organza…

Ou até seda para uma versão mais chique:

Decoração

Nas versões mais simples, uma fita de cetim ou de veludo já é uma decoração super elegante:

Uma outra possibilidade de decoração simples e com toda a carinha do século 18 são os poufs, que podemos fazer com uma tira de tecido ou com uma fita de cetim:

A maioria dos toucados tinham babados e pregas feitos com o próprio tecido. Renda era um material caro e, pela lógica da época, restrito aos muito abastados, inclusive por lei. Mas é o tipo de coisa que podemos fazer uma concessão ou outra para deixar o toucado menos monótono. Escolha uma renda bem estreita, se possível de algodão, para aplicar nas bordas dos babados. Uma outra opção é fazer os babados com bordado inglês, do tipo que se compra a metro em lojas de aviamentos. Foi o que eu fiz nesse modelo, e depois tingi tudo com chá preto:

Você também vai precisar de uma fita de cetim fina ou um cordão na mesma cor da sua touca para fazer o franzido da nuca 😉

MODELO 2 – TOUCADO DE PONTAS

Grande parte das peças desse modelo eram feitas de renda, mas a renda já era fabricada no formato da peça – coisa impossível de conseguirmos nos dias de hoje. Então precisamos criar uma base de tecido (algodão ou seda) e trabalhar com a renda em cima dela ou cortar uma renda moderna no formato do molde.

Você pode usar barrados de renda ou renda a metro, daquelas que são vendidas como tecido. E como esse projeto usa pouco material, é uma boa maneira de dar destino a retalhos de renda e tecido que estiverem sobrando aí na sua casa!

Para a decoração, invista em rendas estreitas para o acabamento das barras.

Exemplo de montagem de um toucado de pontas com renda

MODELO 3 – TOUCADO DE ALFINETE

Esse é um modelo pequeno e simples, bom para ser feito à mão. Aqui é bom trabalhar com uma base estável (algodão, cetim de noiva, feltro) e decorá-la com rendas, bordado inglês, laços, fitas e até pequenos detalhes metálicos, como peças de biju.

 

No próximo post nós começamos com a montagem das nossas toucas. Cada modelo terá um tutorial separado!

 

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »