Chapéus,  Costura Histórica

Sunbonnet Challenge – Moldes & Materiais

No post passado apresentei para vocês a proposta do desafio e falei um pouquinho sobre alguns modelos de sunbonnets que encontramos no século 19 & 20. E como prometido, hoje vamos falar sobre moldes e materiais. Só vou deixar de fora os modelos feitos com palha, porque é um material com o qual eu não tenho intimidade e não quero sair falando besteira sobre ele.

Minha relação com a palha

 

MATERIAIS POSSÍVEIS

Boa parte dos originais que encontrei em coleções (privadas ou digitais) são feitos com fibra de algodão, com o peso e tipo do tecido variando bastante. Esses fatores parecem estar associados à posição social da mulher e à condição em que ele era usado. No geral, os mais escuros e resistentes teriam sido usados em situações de trabalho.

Revirando as coleções online, dá pra encontrar alguns exemplos de sunbonnets em versões finas e bastante leves, como esse, feito em gazar de algodão sobre armação de metal:

Este aqui, do Metropolitan Museum, é outro exemplo desse tipo de construção, mas recoberto com gazar de lã:

Vou falar um pouco mais sobre a construção desses modelos lá embaixo 😉

Porém, a maioria das peças que encontramos listadas na internet têm uma construção e materiais muito mais simples, sendo predominantemente de algodão e linho, com alguns poucos exemplares em seda.

1850s

As peças de inverno se destacam por serem quiltadas e até estofadas, como esse original dos anos 1860:

As peças de verão e primavera sobreviventes são, em sua maioria, confeccionadas em algodão ou linho, com a presença de uma aba forrada e reforçada com diferentes materiais e técnicas. Esse parece ter sido o modelo dominante e bastante popular entre as classes trabalhadoras:

Estados Unidos, 1865. Algodão estampado

Pelo que encontrei até agora, os sunbonnets vintage dos anos 1940 a 1970 também seguiam essa tendência dos tecidos de algodão.

CONSTRUÇÕES POSSÍVEIS

a) ARMAÇÃO METÁLICA

O primeiro modelo que mostrei lá em cima usa a construção padrão das bases de chapelaria: uma armação metálica moldada no formato desejado, coberta com tela de chapelaria e só então forrada com o tecido final. Esse é mais ou menos o esqueleto de um bonnet vitoriano dos anos 1850:

Uma amostra desse tipo de estrutura após ser recoberta:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tanto pelo tempo de confecção quanto pela necessidade do trabalho especializado de uma chapeleira, vejo esse modelo muito mais como algo que seria consumido pelas classes médias do que pelas classes populares.

b) ESTRUTURAS NÃO-METÁLICAS

Para dar forma à aba do sunbonnet sem armação metálica, diferentes técnicas eram empregadas. O uso de buckram  parece ter sido bastante comum, já que era um recurso facilmente feito em casa. Ah, você pode fazer seu próprio buckram com o tutorial que eu ensinei aqui.

Além da entretela/buckram, a técnica de cording era usada nas abas para enrijecer a estrutura. Nessa técnica, cordões são costurados entre duas ou mais camadas de tecido, formando esses riscos em relevo que vemos na imagem:

Não achei a localização dessa peça, mas acredito que seja dos anos 1970, inspirada pelas séries de faroeste como Bonanza e filmes sobre a colonização do oeste dos Estados Unidos.

O cording é tão eficiente que ela era usada em anáguas dos anos 1830 e 1840 para dar forma às saias. Só precisa de uma engomada para funcionar e tem a vantagem de poder ser lavado com frequência.

Uma outra técnica empregada é a dos slats, que são barras inseridas em aberturas na aba e que ficam com uma aparência bem características de “placas” sobre a cabeça:

Tanto a construção com slats quanto com entretela aparecem nos moldes comerciais dos anos 1940-1970:

Anos 1950

 

Anos 1960s

 

Anos 1970s

MOLDES

Infelizmente não encontrei moldes em português. Mas tenho algumas possibilidades de tutoriais e moldes gringos que são bem visuais e podem ser traduzidos com facilidade usando o próprio Google Tradutor. Organizei por períodos:

a) Século 19

Opção sem precisar de molde

Com técnica de cording (molde pago)

Slat Bonnet historicamente correto

Mahafie Bonnet historicamente correto

Aqui você encontra um modelo infantil, mas que é fácil de ampliar para tamanho adulto

Modelo Regência (vídeo em espanhol)

Outro tutorial em vídeo

 

a) Século 20

Button bonnet

Anos 1950 (em vídeo)

 

No próximo post já começo a falar diretamente sobre o modelo que estou fazendo para o desafio!

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »