Filmes & Séries

Produções de época para assistir em 2019

2019 vai ser um ano muito bom para quem curte produções de época de boa qualidade. Fãs de filmes e de séries poderão se fartar com produções para todos os gostos e recriando diferentes épocas. Entre os títulos já confirmados, separei aqueles que estou mais ansiosa para assistir:

1. “A Favorita”

É bem difícil pegar produções de época que trabalhem o começo do século 18 do jeito certo. Eu adoro Versalhes, mas eles não conseguiram trabalhar direito nem com os figurinos, nem com as tramas políticas (pra mim virou “The Tudors” pt. 2, com ainda mais sexo e sangue gratuito). Então fiquei bem feliz quando descobri que a Rainha Ana do Reino Unido, a última monarca da casa Stuart, vai ganhar um filme – e com a Rachel Weisz e a Emma Stone de brinde. Inclusive já falei sobre esse filme lá na fanpage

2. “Uma Nação, Um Povo”

Apesar de ter sido lançado no Festival de Veneza em setembro de 2018, esse filme chegou a pouquíssimos países e o Brasil não está nessa lista. Assim, estou considerando na listagem de produções de época de 2019.

O filme conta a história da Revolução Francesa a partir do ponto de vista do povo e acho que esse filme não poderia vir numa hora melhor. Eu sou apaixonada pela Revolução Francesa e por tudo o que ela desencadeia na Europa e na América, então imaginem a minha expressão ao ver esse trailer, em que tudo parece saído de uma ilustração da época:

3. “O Livro Negro”

Na mesma situação de lançamento do filme anterior, “O Livro Negro” vem trazendo um gostinho português nas produções de época. O filme é baseado numa obra do escritor português Camilo Castelo Branco e eu realmente recomendo ler o livro antes de encarar o filme! Trailer legendado apenas em inglês, por enquanto:

4. “Escaping the Madhouse”

Minha princesa e meu primeiro girl crush, Cristina Ricci dá vida a Nellie Bly, uma jornalista americana que se negou a escrever colunas sobre assuntos femininos e se tornou a primeira mulher a fazer jornalismo investigativo. Para uma de suas matérias, ela se fez passar por insana para ser recolhida em um hospício e denunciar os abusos contra os pacientes.

5. “Gentleman Jack”

Anne Lister (1791-1840) era uma proprietária de terras e industrial inglesa que, além de ter sido uma mulher de negócios competentíssima, manteve durante toda a sua vida um diário no qual detalhava seus relacionamentos homossexuais em um código criado por ela. Um detalhe: Lister era reconhecida como lésbica pelas outras pessoas, que lhe deram o apelido de “Gentleman Jack”.

A história de Lister chega às telas através da BBC em uma minissérie de oito capítulos;

6.”Catherine the Great”

Como viver duas rainhas poderosas era pouco, Helen Mirren agora será ninguém que menos que Catarina a Grande, Autocrata das Rússias e rainha da p*** toda. A série da HBO vai pegar os anos finais do reinado dela, no meio do tumulto político e do caso dela com o Potemkin, e promete tratar a personagem com um pouco mais de respeito e profundidade do que aquela série russa sobre a vida dela. Oremos.

 

6. O filme de “Downton Abbey”

Acho que dispensa apresentações, né?

8. “All Is True”

Com um elenco basicamente de atores premiados por interpretar peças de Shakespeare, “All Is True” acompanha os últimos anos de vida dele, depois do incêndio do seu teatro e em maio ao drama da morte de seu filho. A fotografia e os figurinos estão espetaculares e estou bem curiosa e cheia de expectativas com esse:

 

9. “Miss Fisher and The Crypt of Tears”

Se você ainda não assistiur “Miss Fisher’s Murder Mysteries”, não sabe o que está perdendo. Eu sou suspeita para falar porque é uma das minhas produções de época favoritas, apesar de todas as liberdades criativas que os produtores vivem tomando. Phryne Fisher é uma aristocrata rica e detetive particular, capaz de pilotar aviões e sacar sua pistola de madrepérola com a mesma elegância que dança um tango. Miss Fisher é uma mulher independente, aventureira e decidida, um verdadeiro ícone dos anos 1920… e em 2019 ela ganha seu primeiro filme!

10. “Guerra dos Mundos”

A maioria das pessoas conhece “Guerra dos Mundos” por causa daquela versão bleh com o Tom Cruise, que só não foi pior porque a Dakota Fanning é uma fofa. “Guerra dos Mundos” é um livro do H.G. Wells, o mesmo autor de “A Máquina do Tempo” e se passa na Era Eduardiana (1900-1914), com o mesmo enredo de uma invasão marciana com máquinas assassinas e todo o resto. Para nossa alegria, a BBC anunciou para 2019 uma nova adaptação do livro, ambientada na época original e em Londres #glória. Será uma minissérie em 3 capítulos e a fã de sci-fi em mim mal consegue se conter! Os stills da produção parecem beeem promissores, mas não revelam muita coisa:

E você, quais produções de época está ansiosa para assistir esse ano?

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »