penteados vitorianos
Beleza & Cosméticos,  Penteados Históricos,  Tutoriais

Penteados vitorianos para fazer em casa

Penteados vitorianos podem ser realmente apavorantes, com todos aqueles cachos, volumes e apliques. Mas, para nossa alegria, existem alguns estilos que podem ser reproduzidos em casa, com produtos e acessórios que encontramos facilmente em lojas de cosméticos.

No post de hoje, o segundo da nossa série sobre o assunto, preparamos uma seleção especial de 15 vídeos com penteados vitorianos para você fazer em casa, sozinha ou acompanhada de um amigo. São estilos que utilizam apliques e enchimentos, do tipo que você encontra em lojas de cosméticos e acessórios, ou até versões mais simples, que usam seu próprio cabelo.

Os vídeos são bons tutoriais de penteados vitorianos, que reproduzem fielmente ou se baseiam muito de perto em originais de cada época. Estão em inglês, mas não é indispensável compreender a língua para aprender os estilos. Vamos lá?

1840-1850: As décadas românticas

Um dos penteados vitorianos mais simples, e ainda assim muito marcante, é esse estilo dos anos 1840, que aparece em produções como “Jane Eyre” e “A Jovem Rainha Vitória”.

Uma variação mais simples do estilo dos anos 1840, talvez?

1860: os anos da Guerra Civil Americana e da Guerra do Paraguai

1870-1880: Anquinhas e muitas tranças

Um estilo casual para 1870, o tipo de penteado que você usaria para ir fazer compras:

E esse CABELO ROSA MARAVILHOSO com um penteado de 1870?

Dica: a Janet Stephens é uma grande pesquisadora de estilos de penteados históricos e o canal dela tem penteados que vão da Grécia Antiga à Era Vitoriana.

Um dos penteados vitorianos mais típicos, ideal para uma caminhada com seu vestido bustle:

Laços feitos com o próprio cabelo são beeem mais antigos que a Lady Gaga:

3 estilos autênticos de penteados do final da Era Vitoriana

1890: Estilos simples para uma nova mulher

Que tal uma versão mais simples e clean dos anos 1890?

Bônus: Como fazer esses cachos maravilhosos?

Os cachinhos dos penteados vitorianos dificilmente conseguem ser feitos com instrumentos modernos. Mas existe uma técnica histórica, o boucle pappilotte, que dá para você cachos incríveis, que podem ser usados tanto nos penteados vitorianos quanto nos modernos:

Um outro segredinho dos penteados vitorianos eram os “fluidos”, ancestrais dos nossos cremes para modelagem. Uma receita simples, de 1894, pode ser feita em casa mesmo com os seguintes ingredientes:

1 colher de chá de açúcar branco

1 colher de chá de goma arábica (à venda em lojas de artesanato)

120ml de água de rosas

Misture os ingrediente em uma garrafa spray e agite bem para criar a mistura. De acordo com a receita original, basta espirrar o líquido nos cabelos antes de enrolá-los (com bobs ou com os pappillotes aí em cima), para obter cachos bem definidos e duráveis.

Quer aprender a fazer seu spray modelador vitoriano? Confira aqui um artigo especial com receitas autênticas para você reproduzir em casa!

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »