Agenda

Oficina de figurino histórico na Steampunk Santos

AgenEste ano recebi um convite da organização e estarei na Steampunk Santos com uma oficina de figurino histórico totalmente inédita. Esta oficina foi criada como muito carinho para você  aprender os elementos básicos de um figurino vitoriano e já sair de lá com todo o conceito do seu figurino autoral.

O QUE VAI ROLAR NA OFICINA?

O objetivo da oficina de figurino histórico é ajudar você a criar seu figurino autoral. Para isso, teremos uma parte teórica, de história da moda, e uma parte prática de criação.

Primeiro vamos passar em detalhes pelas diversas silhuetas da moda vitoriana e você conhecerá de perto as peças usadas para criar cada uma delas: as armações de saias, corsets, anáguas e todo tipo de almofadinha e enchimento da época. Mas também vamos falar de moda masculina e você vai conhecer as características dos casacos, cartolas, coletes, camisas e até das meias que os cavalheiros usavam!

oficina de figurino histórico era vitoriana história da moda

Como nosso foco é a criação do seu figurino autoral, vamos falar muito sobre materiais para figurinos históricos: que tipo de tecido usar, quais bordados/passamanarias ajudam a dar um clima realmente de época, as cores historicamente corretas. E, claro, materiais alternativos para substituir os originais sem sacrificar o resultado do traje nem levar você à falência 😉

Na parte prática da oficina, você vai realmente colocar a mão na massa. O sr. Modisto e eu criamos uma série de croquis de base com silhuetas da época para você iniciar a sua criação. Usando técnicas de colagem, vamos combinar diferentes materiais para criar e dar vida ao seu conceito.

 

MATERIAIS PARA A OFICINA DE FIGURINO HISTÓRICO

Você precisará de alguns materiais super fáceis de encontrar, que provavelmente já tem em casa:

  • Papeis variados
  • Cola e tesoura (branca ou instantânea/bonder)
  • Retalhos de tecido
  • Sobras de renda e bordados
  • Cordões metálicos
  • Pedrarias e peças velhas de bijuterias
  • Engrenagens (claro!)

 

COMO PARTICIPAR

Nossa oficina de figurino histórico acontece no dia 29 de junho, às 13h30min, no Museu Pelé em Santos-SP. Como toda a programação da Steampunk Santos, a oficina é gratuita. Para participar, é só chegar no Museu e se juntar a nós 😉

O QUE MAIS ROLA NA STEAMPUNK SANTOS?

Confira a programação completa do evento:

Palco

10h: Abertura – Coletivo Circel
13h: Coletivo Circel
14h: Rafael Mourão
15h: Desfile Steamplay
16h: Banda Mermages
17h: Grupo Trupe Del Mondo

Auditório

11h30: Os caminhos da ficção – Marcus Vinicius mediando Danny Marks, Leonardo Galvão, Gabriel Godinho.
13h30: Atividades físicas e artes marciais no século XIX – Cesar Agenor mediando Pedro Cunha, Roberto Melchior, Paulo Henrique Jesus Silva.
14h30: A ficção sob olhar feminino – Dani Marino mediando Marcela Rossetti, Simone O Marques, Nana Gonçalves.
15h30: Visões de um herói gótico, Batman – André Rittes mediando Laluña Machado, Sandro Zambi (o sr. Modisto) e Rodolfo Grande Neto.
16h30: A moda do século XIX – Karla Lacerda mediando esta vossa blogueira, Camila Gonçalves, Drika Lucena.
17h30: Eventos Steampunk, Pirata, Medieval– como trabalhar com estes temas? – Tainá Rocha mediando Adriana Cabral, Débora Silva e Naga Riddle.
18h30: Início do cortejo do Museu Pelé até a Bolsa do Café. Músicos do Mermages – Acoustic Folk e steamplayers e participantes do evento.
19h30: Happy hour no Bar Beats (Rua XV de Novembro 49) até às 23h com discotecagem e baile de máscaras

Espaço de jogos: 10h às 18h

Espaço de lojas: 10h às 18h

Espaço da cartomante: 10h às 18h (a combinar).

Oficina para crianças (com Naga Riddle) : Das 11h às 12h e das 14h às 15h.

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »