moldes históricos
Biblioteca,  Costura Histórica,  Downloads

Moldes Históricos em PDF: Onde encontrar?

É uma verdade universalmente conhecida que uma costureira, possuidora de conhecimentos básicos de costura, deve estar em busca de moldes para saciar seus desejos mais íntimos de possuir um traje histórico completo.

E se você faz parte desse grupo de pessoas estressadas perfeccionistas obsessivas maravilhosas que AMAM trajes de época, mas não sabem por onde começar o seu, esse post é para você. Porque hoje você vai aprender onde encontrar o molde para aquele traje que você namora há séculos no Pinterest!

 

Os grandes Moldes Comerciais

Fora do Brasil, há quatro grandes marcas de que oferecem moldes comerciais para trajes de época ou fantasias que podem ser facilmente adaptadas: Burda, Simplicity, McCall e Butterick. Este tipo de molde tem três vantagens: a) os moldes são multisize, ou seja, você tem mais de um manequim disponível no mesmo envelope; b) trazem modelagem adaptada para os padrões atuais, sendo mais fáceis de serem interpretados e montados; c) muitos desses moldes estão disponíveis em formato digital.

moldes historicos

As quatro marcas disponibilizam seus moldes em dois formatos. Na versão tradicional, você recebe um envelope com as medidas de cada manequim, os modelos possíveis de serem confeccionados e o moldes em si, impressos em folhas de papel de seda. O grande problema é que esses envelopes são enviados dos EUA e o frete para o Brasil acaba sendo muito mais caro que o molde em si.

moldes historicos
O tradicional envelope da Simplicity, de uma linha destinada a costureiros iniciantes.

Mas, para nossa salvação, existem os moldes digitais. As quatro companhias que citei ali em cima disponibilizam seus e-patterns através de um programa gratuito chamado PrintSew, que você baixa do próprio site. Esses moldes vêm divididos em partes e já pré-configurados para impressão em tamanho A3. A média de páginas é 30 por molde e os arquivos já vem com marcações para indicar onde você deve unir as páginas. O PrintSew permite que cada molde seja impresso até 3x – o que não é exatamente um problema, já que você pode imprimir uma matriz e só tirar xerox dela depois.

 

MARCAS INDEPENDENTES

Essas aqui são as minhas favoritas. São pequenas empresas, criadas por pessoas que já têm uma grande experiência na área de costura histórica, e que trouxeram para seus produtos todo esse conhecimento.  Também são marcas que produzem muito conteúdo para a internet e têm tutoriais e postagens em redes sociais tirando as dúvidas e mostrando as criações da galera.

TrulyVictorian a marca queridinha dos entusiastas de Era Vitoriana, embora trabalhe com todo o século 19 e início do século 20. Ainda tem poucos moldes disponíveis em formato digital e apenas femininos, mas é famosa pela qualidade de seus moldes e clareza das instruções. Custam de US$10 a US$ 15 e são entregues em formato .pdf, com limite de um download por compra. Pagamento em cartão de crédito Visa ou Master e Paypal.

Esse vestido inteiro foi feito com moldes da Truly Victorian e eu nunca fiz um corpete tão rápido na minha vida!

 

Wearing History possui excelentes moldes do período eduardiano e vários outros dos anos 1930 a 1950, todos desenvolvidos a partir de modelos originais. Os arquivos .pdf são baixados através de sistema próprio do site. Pagamento em cartão de crédito e Paypal

bust improver lingerie eduardiana
Esse é o bust improver que fiz com o molde da Wearing History. Simples e direto, perfeito pra qualquer traje de 1900.

Scroop Patterns – a recém-lançada linha de moldes da The Dreamstress traz moldes em versões históricas e modernas. Pagamento com cartão de crédito. Arquivos em formato .pdf enviados por e-mail. Destaque para os moldes de corsets (1780 e 1910).

 

Black Snail Patterns – outra marca indie bem jovem no mercado, mas que tem recebido resenhas muito positivas dentro da comunidade de costura histórica, inclusive pelos veteranos do hobby. Os arquivos em formato .pdf são enviados diretamente para o seu e-mail. Essa é oficialmente a minha marca favorita: tem moldes masculinos e femininos, boa diversidade de peças e um preço bem competitivo.

Essa é a camisa que fiz com o molde da Black Snail e AMEI

 

ALERTA DE DESCONTO

A Black Snail Patterns é nossa parceira e até o dia 31 de março de 2021 você tem 10% de desconto na compra de QUALQUER MOLDE da loja deles clicando nesse link

 

E se você quer saber exatamente como são esses moldes antes de fazer o investimento, dá uma conferida nesse vídeo do canal onde eu mostro a montagem de um molde histórico em PDF

 

BÔNUS: BIBLIOTECA D’A MODISTA

A Modista do Desterro tem um drive onde você encontra vários livros de modelagem para baixar gratuitamente. Clique aqui e divirta-se!

 

Agora levante essa cabeça e vá lá fora mostrar quem manda no mundo <3

 

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »