Modista Indica

Modista Indica 02

Modista Indica é um espaço novo aqui no blog, atendendo a um pedido antigo de vocês. Passamos a ter uma coluna semanal, saindo sempre às sextas-feiras, com uma curadoria de conteúdo especial sobre assuntos afins aos temas do blog. Aqui você encontrará dicas de conteúdos digitais em diversos formatos, mas também dicas de livros, exposições e eventos em diferentes partes do Brasil.

 

1. PESQUISA: SMITHSONIAN LIBERA ACESSO A IMAGENS EM ALTA RESOLUÇÃO

O Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos, possui um acervo imenso de todo tipo de material de vocês imaginarem. Apesar de ter um site onde era possível pesquisar nas coleções, as fotos disponibilizadas tinham um tamanho muito restrito, o que dificultava a vida dos pesquisadores que precisavam identificar detalhes das peças. No final de fevereiro a instituição criou uma nova ferramenta no site, que nos dá acesso a imagens em alta resolução, inclusive as da coleção de têxteis. É só marcar a opção open access embaixo da caixa de busca e ser feliz. Clique aqui para acessar a ferramenta de busca do Smithsonian.

 

2. YOUTUBE: ARQUEOLOGIA EGÍPCIA

Eu sei que muitos de vocês têm curiosidade sobre períodos mais antigos da História e o Egito certamente é uma das civilizações que mais encanta as pessoas. Se você curte o tema ou gostaria de conhecer mais sobre ele, minha dica é o canal Arqueologia Egípcia, da Marcia Jamille, uma arqueólogo brasileira especializada em Egito. O canal fala sobre arqueologia de maneira geral, mas o tema principal ainda é o Egito. E tá pra sair um vídeo novo sobre as rainhas do Egito Antigo! Clique aqui para conhecer.

 

3. EVENTO: COLÓQUIO GILDA DE MELLO E SOUZA

Gilda de Mello e Souza foi uma das pioneiras no estudo de História da Moda no Brasil. Ela faria 100 anos em 2020 e o SESC de São Paulo está organizando um evento em homenagem a ela, com ex-alunos e estudiosos do seu trabalho. É um evento acadêmico, mas aberto ao público, com pesquisadores que falarão sobre moda, fotografia, literatura e estética. O colóquio acontece nos dias 24 e 25 de março e o valor das inscrições varia entre R$ 15 e R$ 50. Clique aqui para ir ao site do evento.

 

4. BLOG: JU LOPES CREATIVE OFFICE

A comunidade de costura histórica no Brasil ainda é modesta, mas somos um grupo comprometido com a produção e divulgação de conteúdo de qualidade. E nesse meio, a Juliana Lopes é uma pessoa que você definitivamente precisa seguir. A Ju é designer de moda, revivalista e trabalha com criação de figurino, além de ser uma das pesquisadoras da equipe do Traje Brasilis. Ela mantém um blog onde fala sobre literatura, costura, história dos costumes e mostra um pouco do trabalho dela com o Brontë Atelier, sua marca autoral. Clique aqui para visitar o blog da Ju e deixe seu comentário por lá!

 

5. RE: BE A LADY

Ontem à noite pulou na minha lista de notificações um vídeo novo da Karolina Zebrowska. Conhecida pelos vídeos irreverentes sobre história da moda e brincadeiras como as que inspiraram a minha Chemise a la Corote, Karolina é uma das referências internacionais tanto em costura histórica quanto em moda vintage. O vídeo de ontem veio como uma resposta a todos os comentários que cobram dela (e de todas nós na comunidade) que seja mais “lady” por causa das roupas de época. Mas o que é “ser uma lady”, no fim das contas? O vídeo está em inglês, mas é bem visual e acho que dá pra pegar o espírito da resposta dela.

6. PODCAST: DRAGÕES DE GARAGEM #139

O Dragões de Garagem é o meu podcast favorito DE LONGE. Com uma equipe formada por cientistas de diversas áreas, a missão do DdG é ser um podcast de divulgação científica: ou seja, trazer as informações sobre pesquisas científicas de forma acessível para o público. Tem conteúdos para todos os gostos e, para vocês começarem, escolhi indicar um episódio especial com a Tupa Guerra falando sobre nosso tema favorito: História da Moda. Clique aqui para ouvir.

Tem uma dica de conteúdo ou evento que gostaria de ver no próximo Modista Indica? Manda pra mim lá no formulário de contato.

 

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »