Modista Indica

Modista Indica 01: História, Moda, Costura e muito mais

Essa é a estreia de um novo espaço aqui no blog, atendendo a um pedido antigo de vocês. Passamos a ter uma coluna semanal, saindo sempre às sextas-feiras, com uma curadoria de conteúdo especial sobre assuntos afins aos temas do blog. Aqui você encontrará dicas de conteúdos digitais em diversos formatos, mas também dicas de livros, exposições e eventos em diferentes partes do Brasil. Inclusive, fica o convite para que vocês enviem dicas de eventos para eu postar por aqui! Então, vamos ao primeiro Modista Indica?

 

EVENTO | Workshop de Literatura de Época – 08 de março, em São Paulo

As meninas da Sociedade de Moças Paulistas estão promovendo esse encontro maravilhoso por ocasião do Dia Internacional da Mulher. Além de uma conversa descontraída sobre a escrita feminina no Brasil no século 19, o evento terá uma oficina de escrita criativa para romances de época. Mais informações no facebook do grupo.

VÍDEO | História Social da Moda

O canal LeituraObrigaHISTÓRIA lançou essa semana um vídeo explicando o que é História Social da Moda e para quê serve o seu estudo. Estou trabalhando com eles na produção do documentário “Vestindo Histórias: As fontes que vestimos” e ainda dá tempo de você nos apoiar e ajudar o projeto a sair do papel!

CANAL NO YT | História e Tu

Já que estamos falando de conteúdo no Youtube, vocês já conhecem o canal “História e Tu”? Eles produzem uma série de vídeos chamada “Mulheres na História”, com personagens femininos marcantes e injustiçados de diferentes épocas e locais. O último vídeo é sobre a Madame de Montespan, uma das amantes do Rei-Sol.

CURSO GRATUITO | Conservação preventiva para acervos museológicos

Gratuito e oferecido à distância, em formato digital, pela plataforma governamental Saber Museu, esse curso de 40h é uma introdução a alguns cuidados que podemos ter para evitar ou diminuir a deterioração de peças antigas. Embora o curso seja pensado principalmente para museus que não têm uma equipe de conservação ou têm poucos recursos disponíveis, os cuidados que eles ensinam são excelentes para ajudar conservar aquelas peças de família que temos em casa, como fotos, acessórios e livros. Clique aqui para se cadastrar e fazer sua inscrição.

PODCAST BRASILEIRO | Poranduba Cast 36 – Quaresma

O Poranduba é produzido por um cara que eu admiro muito, o Andriolli Costa. Ele pesquisa academicamente o folclore no Brasil e faz um trabalho maneiríssimo de divulgar as narrativas do folclore em todos os formatos que vocês imaginarem. Ele fala sobre literatura, jogos, filmes, séries e, claro, narrativas orais. Como estamos em período de Quaresma, um período de 40 dias do calendário católico que separa o Carnaval e a Páscoa, que tal conhecer um pouco sobre as narrativas fantásticas desse período? Muitas delas se perdem no passado, com um pé lá no Brasil Colônia!

Clique na imagem para ouvir:

BLOG PARA CONHECER | A Cozinheira Imperial

O trabalho da Ingrid era exatamente o que estava faltando pra gente aqui no Brasil. Fãs da Mrs. Crocombe já devem ter imaginado mais de uma vez como seria uma versão brasileira dos vídeos. Enquanto os vídeos brazucas não chegam (e a gente torce para que a Ingrid entre logo no Youtube), o blog A Cozinheira Imperial vem trazendo receitas e outras delicadezas históricas para encher nossos olhos e imaginação.

TUTORIAIS | Pontos de mão para costura histórica (século 18)

Então, gente, eu criei coragem de começar a produzir conteúdo para o Youtube. E uma das coisas que vocês mais me pediam eram vídeos de costura. Juntei o pedido de vocês com uma necessidade do projeto Traje Brasilis e agora temos uma série (ainda em andamento) de vídeos curtos ensinando pontos e técnicas de costura de mão típicos do século 18. E calma que vem uma de pontos de bordado ainda, hein?

Inclusive, deixo o convite para vocês conhecerem o site do projeto Traje Brasilis, que está sempre sendo atualizado com o resultado das nossas pesquisa sobre a moda no Brasil do século 18.

Tem uma dica pra compartilhar com a gente? Manda lá no nosso formulário de contato.

 

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »