Costura Histórica,  Destaque,  Downloads

10 livros de costura vitorianos para baixar DE GRAÇA!

Livros de modelagem são bem mais antigos do que parecem. Os primeiros livros de moldes, ainda no século 16, eram destinados aos alfaiates e tratavam não só da modelagem em si, mas do modo correto de tirar medidas, como distribuir os moldes no tecido para minimizar o gasto de material e as técnicas corretas para montar o traje e corrigir qualquer imperfeição. Mas esses livros eram caros e restritos aos profissionais da área.

Foi na Era Vitoriana (1837-1901) que os livros de moldes se tornaram verdadeiros best-sellers. Com a popularização da máquina de costura e a queda nos custos de impressão, os livros se tornaram mais acessíveis. Além das costureiras e alfaiates profissionais, qualquer pessoa poderia aprender costura e outros trabalhos manuais. Quando falamos de Era Vitoriana é preciso lembrar que foi nesse período que muitas atividades artesanais sofreram um processo de “feminilização” e deixaram de ser campos de trabalho masculinos, como a fabricação de espartilhos e de chapéus. Assim, os livros de costura e trabalhos manuais se destinavam a um público essencialmente feminino, que trabalhava em casa ou em pequenos ateliês, produzindo roupas e acessórios sob medida para suas famílias ou para uma pequena clientela.

Ateliê de costura em Paris nos anos 1900s.

Para nossa alegria, vários desses livros sobreviveram em bibliotecas e coleções particulares, sendo digitalizados nos últimos anos e disponibilizados gratuitamente na rede <3

 

Então, para comemorar o Dia da Costureira, separei aqui dez manuais de costura e/ou modelagem originais do século 19 para vocês. Cada um deles traz informações muito curiosas não apenas sobre os moldes em si, mas sobre os sistemas de modelagem, os tipos e cores de tecidos a serem usados para diferentes trajes, dicas para adequar o molde a diferentes biotipos, etc. Mesmo que você (ainda) não planeje fazer um traje a partir de um desses sistemas, os livros valem a leitura para dar uma ideia das concepções de modelagem e das proporções corporais do período, que são beeeeeem diferentes das nossas.

Infelizmente, todos os livros estão em inglês :/

 

1 – The Workwoman’s Guide (1840)

Contendo instruções para as inexperientes em cortar e completar os artigos de vestimenta, estofamento, artesanato com palha, fabricação de bonnets, tricô, etc.

2-  The Art of Dressmaking (1849)

Contendo instruções claras, em linguagem simples, para diversos tipos de trajes femininos.

3- The Handbook of Dressmaking (1849)

4 – Guide to DressMaking (1876)

5 – Vest Cutting Manual (1883) 

Um guia completo para confecção de coletes masculinos em alfaitaria

6- The Lady-Tailor Glove-Fitting System of Dressmaking (1884)

7- Hecklinger’s Ladies’ Garments (1886)

8 – National Garment Cutter (1888)

9 – Home Dressmaking (1892)

10 – Scientific Sewing and Garment Cutting (1898)

 

Todos os livros estão linkados para uma pasta do Google Drive e em formato PDF para download livre.

Se você ainda não tem muita intimidade com modelagem, mas gostaria muito de fazer um traje de época, saiba que existem bons moldes históricos à venda em formato digital. Nesse link eu falo tudo sobre eles!

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »