Biblioteca,  Costura Histórica

17 livros de costura histórica essenciais para você

Faz tempo que estou prometendo uma lista de livros de costura histórica essenciais para quem quer produzir figurinos historicamente corretos. Para montar essa lista, levei em consideração quatro coisas:

1. Livros técnicos, que falam sobre modelagem, tecidos e montagem das peças. Livros de referência, que falam mais genericamente sobre a evolução das silhuetas, terão uma lista separada em outro artigo;

2. Que o livro fosse feito por autores modernos “traduzindo” os moldes e técnicas antigas numa linguagem mais acessível;

3. Títulos que possam ser comprados facilmente (cópias físicas ou versões digitais) pela internet ou que tenham cópias em .pdf rolando por aí (mas não vou deixar links).

4. Ilustrações, fotos e diagramas de boa qualidade.

Lembrando que os livros listados aqui são aqueles que eu já tenho ou conheço e posso recomendar com alguma segurança e conhecimento de causa. Como sou afiliada da Amazon, estou incluindo os links dos livros dentro da loja deles, caso você queira comprar o livro e dar uma ajudinha aqui na manutenção do blog.

Então, vamos aumentar a biblioteca de livros de costura histórica em 2019?

 

LIVROS DE COSTURA HISTÓRICA EM PORTUGUÊS

1. História do Vestuário (Carl Köhler)

kohler livros de costura históricaAinda é um dos meus livros de costura histórica favoritos e o primeiro que eu comprei nessa vida. Gosto do livro do Köhler porque ele dá uma atenção especial ao mundo antigo e à Idade Média, coisa que é difícil de achar aqui no Brasil.

O Köhler é muito técnico e denso. Ele faz descrições bem extensas dos materiais e técnicas usadas em cada época. Traz algumas fotos, mas o legal são os diagramas e os desenhos feitos pelo autor a partir de peças originais, da arte e de achados arqueológicos. Vai só até os anos 1870, mas o nível de detalhes na parte de Antiguidade e Idade Média já vale o livro.

Os diagramas são dados em miniatura, mas têm um apêndice com as medidas para você estudar as proporções.

Link da Amazon 

 

2. Coleção “Para vestir a cena contemporânea”

Esse não é só em português, é produção nacional e focada no que era usado no Brasil.

A coleção (por enquanto) tem dois volumes divididos em: caderno teórico, onde se apresenta uma panorama geral sobre a moda da época, inclusive com questões políticas e sociais que afetam a criação do figurino; caderno de modelagem, desenvolvido a partir de peças originais que sobreviveram em coleções do Brasil e de Portugal. São trajes eclesiásticos, militares e civis ligados diretamente à história do Brasil e um dos melhores livros de costura histórica que já vi, mesmo entre os gringos. Além das fotos de excelente qualidade, o livro tem instruções detalhadas de montagem das peças.

O primeiro volume trata do século 19 saiu pela Companhia das Letras e você pode comprar aqui. O segundo volume, sobre o século 18, saiu pela EDUSP e foi disponibilizado gratuitamente em pdf aqui.

 

 


LIVROS DE COSTURA HISTÓRICA EM INGLÊS

1. Coleção Patterns of Fashion

Pensa numa coleção de livros que te faz suspirar. São cinco volumes organizados por uma das maiores historiadoras do vestuário que já existiu, a senhora Janet Arnold, que trabalhou na formação de coleções como as do Museu Victoria & Albert. Ao longo da vida, ela foi documentando as peças que passaram pelas suas mãos: moldes, medidas, detalhes de estampas e bordados e técnicas de montagem. E tudo isso virou a coleção “Patterns of Fashion”, que muita gente considera os livros de costura histórica básicos de qualquer biblioteca.

O foco é na moda inglesa, com dois volumes exclusivos para moda feminina (o primeiro vai de 1660 a 1860 e o segundo, de 1860 a 1940), um misto (1560-1620), um para roupa íntima (com detalhes impressionantes sobre os bordados) e um publicado postumamente no final de 2018, tratando só de corsets e armações de saia.

janet arnold livros de costura histórica
Página do vol.1

Todos as peças são apresentadas de duas formas: um desenho com detalhes técnicos e um diagrama de modelagem numa página de grade, pronta para ampliação. O primeiro volume acompanha instruções para ampliação e conversões de medida, para confecção de roupas históricas para bonecas e como adaptar manequins com silhuetas de época para exibição de trajes em museus.

COMPRE AQUI:  vol1.  | vol.2  | vol.3  | vol. 4  | vol.5 (esgotado)

2. A Santíssima Trindade da Nora Waugh

Todos os trabalhos da Nora Waugh são uma excelente adição à sua biblioteca de livros de costura de histórica. São três volumes, cada um deles com três tipos de conteúdo: descrição textual breve dos estilos de cada época, diagramas ilustrando a modelagem original da época e citações de época sobre as silhuetas, estilos e materiais utilizados.

Já usei várias vezes os moldes dela como referência e com sucesso. Se os diagramas dela não têm a grade de ampliação como os da Janet Arnold, eles parecem ser um pouco mais claros para quem procura apenas uma referência de como posicionar as costuras, por exemplo.

Um dos únicos moldes de Chemise a la Reine bom que existe é do livro da Nora Waugh.

Como falei ali em cima, são três livros:

Corsets & Crinolines – que cobre corsets e armações de saia do Renascimento à Era Eduardiana.

The Cut of Women’s Clothes – moda feminina de 1600 a 1930

The Cut of Men’s Clothes – moda masculina de 1600 a 1900.

Para esses livros eu não tenho link de compra, mas você acha alguns pdfs rolando pela net sem problemas.

 

3. Corsets: Historical Patterns and Techniques

Se você quer fazer corsets históricos, o livro da Jill Salen é para você. Eu nunca fiz um corset, mas tenho esse livro em casa e a clareza das instruções é incrível.

O livro cobre moldes e técnicas originais de 1750 a 1917, com um capítulo especial sobre corsets históricos para bonecas.

Compre aqui

É disso que estamos falando

4. The Tudor Tailor

Quem assistiu à série “A Stitch in Time” da BBC conhece a Ninya Mikhaila: é dela o ateliê de costura histórica onde as peças são pesquisadas e reconstruídas. A Ninya é provavelmente a maior especialista viva em alfaiataria histórica do Renascimento, o que faz

desse livro uma das adições mais preciosas à sua biblioteca.

O livro traz um panorama aprofundado da Inglaterra Tudor nos anos 1500s não só em termos de moda, mas em questões políticas e sociais também, além de indicações detalhadas de fontes primárias da época para quem quer aprofundar a pesquisa. Uma das coisas que eu mais gosto desse livro é o cuidado que a autora tomou em trazer dados sobre as roupas da classe média, dos trabalhadores urbanos e dos camponeses, ao invés de se concentrar nos trajes da nobreza e alta burguesia, que é o que acontece na maioria dos livros. São 36 moldes com instruções detalhadas e fotos cobrindo cada etapa da construção. Amor total.

Compre aqui.

5. Authentic Victorian Dressmaking Techniques

Embora seja mais focado no final da Era Vitoriana e na Era Eduardiana, esse livro é uma preciosidade: se você precisa aprender exatamente como montar um forro, como cortar a montar mangas, bordados, colocação de botões, etc., com técnicas históricas, esse livro é para você.

O livro é em preto e branco porque é uma republicação de um manual de costura original do início do século 20. Tem bastante texto, mas as imagens são bem ilustrativas das técnicas:

 

 

6. Guia de costura do século 18 da American Duchess

Foi uma das minhas melhores compras de 2018 e que eu recomendo para todo mundo que está querendo se aventurar no século 18. O livro é bem diversificado e cobre várias silhuetas da época, com fotos de excelente qualidade e instruções claras. Aliás, tem uma resenha bem detalhadinha dele aqui. 

 

ESPECIAL: LIVROS DE COSTURA HISTÓRICA MEDIEVAL

Como muita gente tem pedido referências de moda medieval, separei três livros de costura histórica desse período para vocês:

1. The Medieval Tailor’s Assistant

O livro de Sarah Thursfield cobre um período amplo (1100-1480) com a proposta de apresentar a indumentária de vários grupos sociais da Europa Medieval. Todas as peças apresentadas são baseadas em referências visuais da época e apresentam vários níveis de complexidade. E não são roupas: há acessórios como chapéus e bolsas, além de meias e sapatos.

É um livro bem completo, que traz instruções detalhadas para criação dos moldes do zero, os tipos de pontos utilizados para cada época e sugestões de adaptação de técnicas e materiais. É o livro que eu mais indico para quem esteja afim de se dedicar à costura histórica medieval.

Compre aqui.

2. Medieval Garments Reconstructed: Norse Clothing Patterns

Para quem curte o lado viking da Força, este é certamente uma das melhores opções de livros de costura histórica. É um livro denso, com muitas informações de achados arqueológicos e características de materiais têxteis, ideal para quem realmente curte o assunto. Aqui você encontra descrições detalhadas de coisas como tipo de trama do tecido, composição química das tinturas, botões, pontos utilizados…enfim, é um livro de fôlego, mas é o melhor que você pode encontrar na área.

A foto tá ruim, mas dá pra ter uma noção dos diagramas do livro.

Todos os moldes apresentados foram reconstruídos a partir de achados arqueológicos e são acompanhados por informações detalhadas do processo de reconstrução, para que você possa ter uma noção exata do que está fazendo. É um livro para a costureira que quer melhorar o nível de qualidade histórica do seus trajes medievais, mas também é o sonho de documentação para reenactors.

Compre aqui

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »