jaqueta zuave
Costura Histórica,  Dicionário de Moda Histórica

Jaqueta Zuave, o bolero vitoriano (com moldes!)

Entre 1856 e 1858, o Império Russo enfrentou uma guerra contra Coligação Inglaterra-França-Sardenha-Império Austríaco, países que se opunham fortemente à política de expansão russa A Guerra da Criméia é mais um daqueles eventos políticos que acaba tendo um impacto significativo na moda. Durante ela, os franceses convocaram os Zouaves, batalhões formados por soldados do norte da África e que haviam lutado bravamente no exército francês durante a Conquista da Algéria (1830-1847).  Os Zouaves causavam uma certa sensação não só pelas suas habilidades de luta, mas pelo seu uniforme peculiar:

jaqueta zuave

Se a calça saruel não foi exatamente um estouro, a jaqueta dos Zouaves logo se tornou um sucesso e, no meio da febre militar dos conflitos da metade do Oitocento, terminou no guarda-roupas feminino, dando origem à zouave jacket característica do período 1859-1865:

jaqueta zuave

“Jaquetas zuave são usadas em trajes matinais ou formais; nestes, deve ser feito do mesmo material da saia, ou em piqué branco, com aplicação de passamanarias ou bordados. (…) Para crianças de ambos os sexos, as zuave são um sucesso; são feitas com todo o tipo de material, encorpados e finos, mas o piqué branco, com um cinto de cetim alegre e um pequeno turbante com pluma fazem um traje de muito bom gosto e estilo. A zuave para uso noturno são feitas de musselina bordada, combinando com as saias, os com apliques de renda francesa na borda da jaqueta e saia. (…)”

A jaqueta zuave era uma peça externa, feita para ser usada sobre uma camisa ou mesmo sobre um vestido; nos anos 1860s, começa a ser usada com as Blusas Garibaldi. Sem colarinho, ela podia ou não ser fechada no pescoço com um broche ou ganchinho, mas sempre ficava mais aberta na frente, afastando-se gradativamente à medida em que descia em direção à cintura. Outra característica fundamental da jaqueta zuave são os bordados ao longo de toda a margem exterior, com temas florais ou militares. Como todas as peças femininas do período 1850-1860, ela tem os ombros arredondados e levemente caídos, com a linha da cava sendo deslocada em direção ao braço.

jaqueta zuave
Peterson Magazine, 1862.

Os primeiros modelos da jaqueta zuave tinham um formato mais quadrado na frente e com bordados largos, mais próximo do uniforme zouave original:

jaqueta zuave
1860

Ao longo dos anos 1860, ela foi se tornando mais arredondada e recebendo bordados mais estreitos:

jaqueta zuave
1865

Algumas fotos e ilustrações de moda do período trazem a jaqueta zuave sendo utilizada com um colete, que poderia ser feito da mesma cor e material ou contrastante:

jaqueta zuave
1864

Os materiais utilizados eram os mais variados possíveis. Para o dia, usava-se diversos tipos de lã e algodão. Para looks mais formais, os tecidos de seda eram os preferidos, com os veludos bordados aparecendo bastante. A jaqueta zuave aparece tanto combinada com saias do mesmo padrão:

Quanto usada com saias contrastantes:

jaqueta zuave

A jaqueta zuave também foi uma peça muito utilizada nos trajes infantis para meninos e meninas, permanecendo em uso até o início dos anos 1870, aproximadamente:

jaqueta zuave

MOLDE PARA JAQUETA ZUAVE

Este diagrama é para uma jaqueta infantil, mas pode ser perfeitamente utilizado de base para fazer uma de adulto:

jaqueta zuave molde

 

Por outro lado, temos este diagrama de 1865, um pouco mais complexo, mas executável:

jaqueta zuave

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »