Etiqueta

Etiqueta Vitoriana: Como uma dama se comportava à mesa?

A etiqueta vitoriana era formada por um conjunto de regras que deveriam ser muito bem decoradas por todos aqueles que desejavam fazer parte da “boa sociedade”. Embora hoje em dia a gente já não ligue tanto para isso, mesmo gafes pequenas poderiam mandar sua vida social por água abaixo. Esperava-se que toda pessoa tivesse um mínimo de noção dessas regras e, quanto mais alta a posição da pessoa na sociedade, maior deveria ser seu domínio sobre as complexas regras de etiqueta vitoriana.

O artigo de hoje foi extraído de um dos vários manuais de etiqueta que foram verdadeiros bestsellers durante a Era Vitoriana. Em seu livro “The Ladies’ Book of Etiquette”, publicado em 1860, Florence Hartley dá alguns preciosos conselhos de etiqueta vitoriana à mesa:

 

A fim de parecer bem-educada à mesa com outras pessoas ou em público, como em um hotel, você deve prestar atenção três vezes por dia à etiqueta. Ao negligenciar estes pequenos detalhes em casa e em privado, eles serão realizados de forma estranha e pouco natural quando você tiver companhia. Ao fazer deles um hábito, tornar-se-ão naturais, fáceis e graciosos. 

Mesmo quando comer absolutamente sozinho(a), observe esses detalhes, familiarizando-se com as maneiras elegantes e assim evitando aquele ar de estranhamento e artificialidade que se vê nas pessoas que não praticam a etiqueta, que se vêem apreensivas em público por medo de cometer algum erro. 

No café da manhã ou chá, se estiver à cabeceira da mesa, você deve, antes de preencher seu prato, servir uma xícara para cada membro da família, passando as xícaras ao redor da mesa e tomando cuidado para que as xícaras estejam de acordo com o gosto de cada um. Se você tiver um visitante, passe a xícara com chá ou café puro e alcance o açucareiro e a cremeira, para que ele(a) possa se servir a gosto. 

etiqueta vitoriana como se comportar à mesa

Após todas as xícaras terem sido servidas e passadas, você pode ser servir de pão, manteiga ou outra comida. Treine suas crianças para que eles passem as coisas para você assim que eles virem que você está pronto(a) para recebê-los. 

Se você estiver na lateral da mesa,  passe o pão, manteiga, etc., para a dama na cabeceira, quando vir que ela enviou todas as xícaras para ou demais. 

Se você ocupa a cabeceira da mesa, deve observar as xícaras e enchê-las sempre que necessário e também garantir que cada membro da família esteja servido de tudo o que houver sobre a mesa. 

Evite fazer barulhos ao comer, mesmo que cada refeição seja solitária. É um hábito desagradável e do qual dificilmente se pode curar. 

Nunca coloque grandes quantidades de comida em sua boca. Coma vagarosamente e corte sua comida em pequenos pedaços antes de levá-la à boca. 

Use seu garfo, ou colher, nunca a faca, para levar comida à boca. Em um jantar, o pão deve sempre estar na mão esquerda. Com o garfo da mão direita, leve os vegetais ou a carne à boca, usando o pão para prevenir que pequenos pedaços ou gotas caiam do prato.

Se você for perguntado(a) sobre seu corte favorito de carne, diga qual é, mas não dê qualquer informação adicional a menos que lhe seja pedido. Escolher – e pedir – partes especiais de um prato é sinal de má-educação. Mas, se lhe for perguntando qual parte prefere, deixar de responder ou responder forma vaga é igualmente ofensivo aos anfitriões. 

Não despeje o conteúdo da sua xícara de volta no bule e não assopre chá, café ou sopa. Espere que esfriem.

etiqueta vitoriana como se comportar à mesa

Use a faca de manteiga, a colher-de-sal e o pegador de açúcar quando estiver sozinho com o mesmo cuidado que teria se estivesse sendo observado. 

Nunca coloque as espinhas dos peixes ou os caroços de frutas sobre a toalha de mesa, mas sobre a borda do prato. 

Não comece a comer até que todos os outros na mesa estejam prontos para comer também. 

Sente confortavelmente na cadeira, nem muito perto da mesa, nem muito longe dela, e evite deslizes como apoiar os braços na mesa, sentar-se de forma desleixada ou brincar com os talheres. 

Nunca levante sua voz mais do que o necessário. Uma articulação clara e uma pronúncia distinta de cada palavra farão seu tom mais agradável e facilmente compreensível que um tom alto, se o discurso for rápido ou pouco claro.

Nunca passe seu prato com a faca ou garfo sobre ele e, ao passar sua xícara, coloque a colher no pires. 

Nunca empilhe comida em seu prato. Parecerá que você temia que tudo acabasse antes que você pudesse se servir novamente e certamente dificultará o movimento de corte da comida. 

Se houver uma iguaria particularmente especial sobre a mesa, sirva-se pouco dela e nunca duas vezes. 

Se você precisar tossir ou usar seu guardanapo, levante da mesa e deixe a sala. Se não houver tempo para isso, cubra sua boca e vire sua cabeça de modo a evitar a mesa. Faça isso da forma mais discreta e rápida possível.

Evite gesticular na mesa. De fato, uma pessoa bem-educada nunca gesticula, apenas conversa discretamente. 

Quando estiver participando de uma refeição familiar, nunca deixe a mesa até que todos estejam prontos para se levantar.

 

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »