Costura Histórica

Desafio de Costura Histórica 2021 – VENHA CRIAR OS SEUS SONHOS!

Olá, Modisters! Faz tempo que eu não posto por aqui, ne? VAMOS TRABALHAR NISSO EM 2021!


2020 foi um ano complicado em vários aspectos, mas algumas coisas boas eu pude tirar dessa vida de quarentener consciente: graças ao crescimento do canal, conheci várias pessoas, de diferentes partes do Brasil (e até de fora dele), que se interessam pela costura histórica. Muita gente que até então só conhecia as costubers gringas e não sabia que esse rolê de recriação histórica e costura histórica no Brasil já tá indo pra segunda década de vida…

Então, para unir toda essa galera e dar aquela forcinha para quem está começando no hobby e ainda não se sente muito confiante, estamos lançando o DESAFIO DE COSTURA HISTÓRICA 2021.

O Desafio de Costura Histórica foi inspirado no HSM criado pela Leimomi Oakes, do blog The Dreamstress. A ideia por trás do desafio original sempre foi reunir a comunidade e criar um ambiente saudável, onde iniciantes e veteranos pudessem conviver, se ajudar e criar juntos. E é esse o espírito que nós buscamos trazer para a versão brasileira do desafio.

E quando eu falo em “nós”, é com muito carinho, porque esse desafio é um esforço coletivo e conta com três blogs anfitriões: a Ju Lopes, já bastante conhecida no nosso meio; a Merlim Crafts, recém-chegada no meio dos blogs, mas com muita experiência na recriação de trajes medievais; e esta vossa blogueira.

 

O QUE É O DESAFIO DE COSTURA HISTÓRICA?

O Desafio de Costura Histórica procura encorajar a pesquisa e a recriação histórica aplicadas à moda, dentro das particularidades de cada participante. O desafio é composto por 12 temas mensais. Cada tema é pensado para que você possa pesquisar novas modelagens e técnicas dentro do período histórico que você mais gostar. Quanto a criar peças historicamente corretas, nós sabemos que é impossível fazer isso de forma 100% fiel, mas queremos ajudar vocês a se aproximar ao máximo possível de uma peça histórica – dentro dos seus recursos, do seu nível de habilidade e do respeito ao seu tempo e à sua sanidade.

Os temas de cada mês são bastante amplos, para que você possa exercitar bastante a criatividade e chegar ao fim do ano com pelo menos um traje histórico para chamar de seu.

 

COMO PARTICIPAR?

Qualquer pessoa que esteja disposta a pesquisar e produzir peças históricas. O desafio é aberto ao público e você pode fazer todos os desafios ou apenas os que se sentir confortável.

Para os fins do desafio de 2021, estamos considerando como históricas peças de qualquer período anterior a 1970 e de qualquer parte do planeta.

Ah, e olha só. Além da costura, tricô, crochê e bordado também entram no desafio!

 

COMO FUNCIONA?

Todo mês as três anfitriãs divulgarão em seus blogs algumas ideias para você se inspirar para o próximo desafio.

Você pode mostrar seu trabalho num blog, no seu canal ou no seu instagram. É só marcar a hashtag do evento (#dchBR2020) e a hashtag de cada desafio (confira a lista abaixo) e postar as fotos do seu projeto com as seguintes informações:

*Desafio

*Materiais usados

*Molde (usou um molde pronto, de um livro ou feito por você?)

*Data aproximada da peça de referência

*Quanto tempo você levou nessa peça

*Quando planeja usar

*Como foi feito (à mão, à máquina, técnicas históricas, etc)

*Custos aproximados do projeto

 

VAMOS AOS DESAFIOS?

Janeiro – Roupa íntima | #DCH2021JANEIRO

A roupa íntima é a base de toda roupa histórica, então nada melhor do que começar por ela, né? Chemises, calçolas, meias, jarreteiras, corset-cover, anáguas… aqui vale tudo!

Fevereiro – Silhueta | #DCH2021FEVEREIRO

Toda época tem uma silhueta característica. Algumas silhuetas são construídas com peças estofadas (pense em suportes de mangas e almofadinhas vitorianas, por exemplo) e armações (crinolinas, paniers, merinaques), mas outras são marcadas com cintos e faixas. Qualquer peça que seja usada para criar a silhueta de um determinado período é bem-vinda aqui

Março – Bolsas pra que te quero! | #DCH2021MARCO

Bolsas e bolsos são parte da experiência humana em todas as épocas. Para esse desafio, escolha uma peça de qualquer tipo – pode ser algo muito chique como um bolso bordado ou a simples bolsa de couro usada por um peregrino medieval – que sirva para guardar objetos dentro dela.

Abril – Acessórios de cabeça | #DCH2021ABRIL

A gente sempre pensa em chapéus, mas a cabeça humana já foi coberta e decorada com uma série de coisas: toucas, véus, tiaras, presilhas, fitas… Então que tal produzir um acessório de cabeça da época de sua preferência?

Maio – Gambiarra | #DCH2021MAIO

Nem sempre a gente consegue os materiais da época ou até aquilo que é usado pelo povo da costura histórica na gringa. Nessas horas entra em ação o super poder brasileiro da GAMBIARRA, ou, como a gente gosta de chamar por aqui, LOGÍSTICA CRIATIVA. Nesse desafio a gente solta a criatividade e a capacidade de inovar, fazendo peças históricas com materiais totalmente alternativos e fora do que é usado normalmente.

Junho – Desafio de Cor: Vermelho | #DCH2021JUNHO

Junho, mês dos namorados, o amor está no ar… Então que tal criar uma peça histórica, de qualquer tipo, usando vermelho?

Julho – Inverno | #DCH2021JULHO

Sabe aquela peça quentinha que você sempre quis e que provavelmente dá pra usar até no dia-a-dia. Esse é o desafio para você produzir uma peça de inverno. Não precisa ser inverno europeu: pense em algo que seria adaptado à temperatura de inverno da sua região.

 Agosto – Parte de cima | #DCH2021AGOSTO

Hora de vestir a parte de cima do corpo. Pode ser uma peça que faça parte de um conjunto (um corpete, por exemplo) ou uma peça única (uma camisa, digamos). O importante é vestir o tronco.

Setembro – Parte de baixo | #DCH2021SETEMBRO

Agora vamos para as pernas. Pode ser uma peça que faça parte de um conjunto ou uma peça única. Mas esses dois desafios (agosto e setembro) podem ser uma boa oportunidade para você fazer seu primeiro traje, com peças coringa que depois possam ser usadas com outras combinações.

Outubro – Desafio: Fantasias de inspiração histórica | #DCH2021OUTUBRO

Hora de soltar toda a sua criatividade: Fantasia de personagem histórico, versão histórica de personagens fictícios, mashups históricos em cosplays… o céu é o limite! Nesse desafio você pode fazer um traje completo, se estiver se sentindo particularmente ousado, mas também pode fazer apenas uma peça.

Novembro – Desafio do Metro | #DCH2021NOVEMBRO

O que você consegue fazer com no máximo 1 metro de tecido? Esse é o desafio perfeito para você criar um pequeno projeto relaxante e econômico, reutilizando materiais que você já tenha em casa.

Dezembro – UFOs (unfinished objects/ objetos não terminados) | #DCH2021DEZEMBRO

Todo mundo tem um projeto que ficou pelo meio do caminho, por falta de tempo ou de paciência. Então, que tal fechar o ano com aquele sentimento de satisfação e finalizar esse UFO?

 

QUEM JÁ ESTÁ PARTICIPANDO?

Juliana Lopes Creative Office

Merlim Crafts

A Modista do Desterro

Vic Trindade 

Tupá Guerra/ Dra. Demodé

Lales Cantarelli / Retrós Histórico

Stephany Krause 

Patrick dos Santos

Ana Paula Patrone

Vandonir Kelin

Luciane Kides

Vaneska Rebouças

Paty Guaracy

Kelly Simonini

Sylvia Arcuri/Só de Chita

Aimê Souza

Patricia Villela

Sandra Mendes

Cintia Rojas

Haglaz Recriação Histórica Viking

No Fio da História

Isabela Viveiros

Bianca Oliveira

Karla Baptista

Karina Stella

Daiana Inocente

Regina Fonseca

 

 

 

Vai participar? Comenta aí embaixo e já inclui o link do seu blog/IG/Canal pra gente colocar seu nome na lista <3

 

 

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

10 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »