A Modista do Desterro – Pauline Kisner

Moldes para Corsets Históricos

Corsets ou espartilhos são peças muito antigas na história da moda feminina, que cumpriam três papéis muito importantes: sustentar os seios, alinhar a postura e garantir um bom caimento da roupa. Um bom traje histórico está intimamente ligado a um bom corset histórico e é sobre eles que vamos falar hoje.

Corsets Históricos x Corsets Modernos

Os corsets ou espartilhos modernos são baseados em seus ancestrais de outros séculos, mas trazem algumas modificações na modelagem para se adaptar ao que nós consideramos feminino hoje. Como o objetivo de um traje histórico é se aproximar o máximo possível do que era considerado elegante em cada época, precisamos de corsets que nos dêem a silhueta própria de cada época.

Nos corsets históricos, o número e a posição das barbatanas é diferente e isso faz uma diferença imensa no formato do corpo, afetando diretamente o resultado final do traje. Só a título de curiosidade:

Corsets Históricos x Corsets Modernos
Imagem Aleatória da Net / Prior Attire

SUGERIDO: Por que eu preciso usar corset com meu traje histórico?

Corsets históricos apertam mais a cintura?

Não necessariamente. Foi só na Era Vitoriana (1837-1901) que afinar a cintura se tornou um dos propósitos do corset. E mesmo se você estiver trabalhando com corsets históricos vitoriano, a cintura marcada vai depender não só da modelagem do corset  em si, mas das próprias características do seu corpo (diferença de medidas entre cintura e quadril, gordura abdominal, densidade da gordura, etc). O que nos leva ao seguinte:

Corsets históricos servem para Tight Lacing?

NÃO!

O objetivo do corset histórico não é afinar a cintura de forma permanente! Corsets históricos servem para criar a silhueta adequada de cada período e de forma temporária. Se você está procurando um corset para prática de tight lacing, procure uma grife especializada e faça seu corset totalmente sob medida, em um modelo específico para isso. No grupo Ateliê da História nós temos uma lista de cursos e fabricantes de corsets bem atualizadinha.

Então, vamos falar sobre os moldes?

Os moldes que estou trazendo aqui foram selecionados com muito cuidado. Dei preferência, em primeiro lugar, para os que foram desenvolvidos por pessoas que têm uma conhecida experiência na fabricação de corsets históricos. Em segundo lugar, a preferência foi para moldes que estejam disponíveis em formato digital e que já tenham sido extensamente usados e resenhados dentro da comunidade internacional de costura histórica.

Vale destacar aqui que:

  1. Estes moldes não são para iniciantes. Eles são projetados para pessoas que já têm pelo menos um nível de costura intermediário, mas não sabem trabalhar com a modelagem do corset histórico do zero;
  2. Os moldes são pensados para peças de uso fashion (em eventos, peças de teatro, etc), que não servem para tight lacing;
  3. As medidas apresentadas obedecem às famosas tabelas de medidas (em manequim, não em P/M/G). Você vai precisar experimentar e ajustar tudo com MUITO CUIDADO para ficar com uma peça legal. Se o corset for para você, peça ajuda de alguém que já manja de costura na hora de ajustar o molde.
  4. Os moldes possuem pequenas adaptações para costura moderna, que não comprometem a silhueta. No entanto, as peças não são 100% historicamente corretas e não servem como réplicas para uma exibição em um museu, por exemplo.
  5. Todos os moldes estão em inglês (alguns em espanhol e francês também). As marcas americanas trazem medidas em polegadas (in./inches). Consulte a tabela de medida no site de cada fabricante.

Antes de continuar com os links, que tal dar uma olhadinha no nosso artigo especial sobre moldes históricos em geral?

Moldes digitais de corsets

Truly Victorian

A marca americana tem um dos moldes da década de 1880 mais usado e aclamado no meio dos figurinos vitorianos. Clique aqui para ir à página do molde.

Scroop Patterns

A marca de moldes assinada por The Dreamstress oferece o molde do Corset Rilla, adequado para o período entre 1913 e 1921.

Redthreaded

Outra marca americana super elogiada, que oferece moldes de corsets de diferentes períodos. Um dos pontos negativos da Redthreaded é que cada compra traz um manequim único para impressão, mas o SAC deles é super atencioso e paciente para te ajudar a encontrar o tamanho perfeito.

Aqui você acessa a loja deles no Etsy.

Simplicity

Oferece moldes digitais e impressos. Eu gosto bastante dos moldes da Simplicity e costumo comprar através do site SewingPatterns.com, que faz promoções incríveis. Vou deixar aqui os números de referência e algumas informações sobre os moldes deles.

2890 – Corset, chemise e calçolas. Bom para o período 1840-1870.

2621 – Stays, bumroll e merinaque (armação de saia) do final da Era Tudor (1560-1600)

1139 – Corset, chemise e calçolas para o período 1850-1900

8162 – O famoso conjunto de século 18 desenvolvido pela American Duchess. Tem o corset, a chemise e o bumpad. No blog da AD tem vários posts e vídeos ensinando a alterar o molde para torná-lo historicamente correto.

8579–  outro conjunto que leva a assinatura da AD. Traz o corset em versão popular (sem alças), chemise e panniers (armações laterais)

Butterick & McCalls

B4254 – traz duas versões de corsets: um para século 18 e outro para Era Vitoriana.

B4669 – traz 4 versões de corsets estilizados, mas que podem ser transformados para modelos históricos com adaptações muito pequenas.

Moldes em papel de corsets

The Mantua-Maker

Apesar de não oferecer seus moldes em formato digital, The Mantua-Maker é uma marca sempre lembrada pela qualidade dos moldes e clareza de instruções. Clique aqui para acessar a página de corsets.

Laughing Moon

Mesmo caso da The Mantua-Maker, mas vale a pena a visita no site.

LIVROS

  • “Corsets: Historical Patterns & Techniques” (Jill Salen)
  • “Corsets & Crinolines” (Nora Waugh)
  • “The Basics of Corset Building: A Handbook For Beginners” (Linda Sparks)
  • “Historic Costumes and How to Make Them” (Mary Fernald & Eileen Shenton)

Gostou do artigo?

 Então que tal ajudar a produzir ainda mais conteúdo de qualidade?

Seja um padrinho d’A Modista do Desterro e ajude a manter o blog sempre com conteúdo exclusivo e fresquinho para você. Nossos padrinhos ajudam a decidir o conteúdo, escolhem novos temas e tutoriais e podem até contar com uma consultoria exclusiva para algum projeto especial.

Tags:

compartilhe

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.