Tutoriais

Como fazer uma cocarda tricolor, o símbolo da Revolução Francesa

As cocardas ou rosetas (cockades, em inglês) foram um acessório muito popular no século 18. Elas eram usadas principalmente por membros do exército e ajudavam a identificar as tropas. Mas também eram usadas por civis como uma forma de demonstrar publicamente suas afiliações políticas.

Fãs de Outlander vão reconhecer a cocarda branca que identifica o movimento jacobita, usada aqui pelo Príncipe Charles Stuart em seu chapéu:

Mas elas não eram usadas apenas na Europa. As cocardas estiveram presentes na Guerra de Independência dos Estados Unidos, nos anos 1770. Esta é uma reprodução do modelo que representava a Aliança Revolucionária, um grupo comprometido contra a Inglaterra e a favor da libertação das Treze Colônias:

Então não é de se estranhar que elas tenham sido tão importantes e populares durante a Revolução Francesa!

Embora haja cocardas de vários formatos, as mais conhecidas são as do tipo roseta, que frequentemente aparecem na iconografia do período da Revolução (e até em ilustrações de outras épocas, mas que fazem referência ao período), além de produções modernas como Os Miseráveis:

No vídeo a seguir eu falo um pouco mais sobre as características das cocardas dessa época e trago um tutorial completo para você fazer a sua:

DOWNLOAD DO GABARITO

Baixe aqui a folha com o gabarito da cocarda do vídeo. Ele é para um cocarda roseta de 95mm. É só baixar a imagem e imprimir em tamanho 100%:

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »