bust improver lingerie eduardiana
Costura Histórica,  Lingerie Histórica

Bust Improver (1900s) + Resenha Molde da Wearing History

Quem me segue lá no instagram esteve acompanhando as atualizações sobre o projeto do Bust Improver, um enchimento de busto dos anos 1900s que comecei a fazer no começo do mês e só terminei agora ¬¬’. Ele faz parte de um projeto maior, que envolve confeccionar um conjunto completo de lingerie eduardiana, com todos os babados e enchimentos típicos da época.

Com a introdução da silhueta S ou peito-de-pombo, uma nova linha de busto surgiu na moda feminina do início do século XX. Os seios agora eram mantidos na linha natural, sem serem comprimidos ou jogados para cima, e um volume considerável nessa região era encorajado. Assim, enchimentos de busto viraram uma febre entre aquelas que não tinham sido tão abençoadas pelas natureza… Inclusive, nós já falamos sobre os vários tipos de enchimento de busto e quadril da Era Eduardiana aqui nesse post.

PROCURANDO INSPIRAÇÃO

Meu ponto de partida foi esse bust improver original de 1900, preservado no LACMA:

bust improver era eduardiana

De acordo com o museu, ele é feito em algodão puro, com aplicação de renda do mesmo material, passa-fita e fita de cetim. E foi costurado à máquina, coisa que eu não queria fazer por pura falta de tempo. Como tenho só 1 ou 2h disponíveis em algumas noites da semana, e precisava muito de algo relaxante, optei por fazer a peça toda à mão, utilizando técnicas de costura da época. Acabei levando quase 1 mês para finalizar a peça, costurando um pouquinho a cada 3 ou 4 dias.

O MOLDE

Eu poderia ter traçado meu próprio molde? Claro que sim, mas isso tiraria a minha chance de finalmente testar um molde da Wearing History, uma das marcas queridinhas da galera da costura histórica! A WH oferece boas opções de moldes impressos e digitais, com foco na Era Eduardiana e moda vintage. Para esta resenha, vamos considerar alguns pontos:

Processo de compra: comprei pelo Etsy porque peguei uma promoção por lá, mas poderia ter comprado diretamente do site da marca sem problemas. Fiz o pagamento via Paypal. Em menos de 10min recebi no e-mail o molde em formato .pdf, com todas as instruções em anexo.

Qualidade do Molde: é um molde simples, então não tem muita coisa para analisar. Ele vem em três tamanhos (pequeno, médio e grande) e cada tamanho é formado por duas folhas de papel A4 que devem ser encaixadas e recortadas. Dá pra imprimir em casa tranquilamente.

Clareza das Instruções: as instruções são diretas, claras e objetivas. Como o molde já traz marcações para serem transferidas no tecido com relação ao alinhamento das peças, acaba ficando meio intuitiva a montagem mesmo.

Valor do molde: por ser um molde digital e simples, o valor dele foi bem acessível. Ele custa US$6, mas na promoção saiu por US$4.80.

Voltaria a comprar com a loja? Tem vários moldes da WH que eu namoro há muuuuito tempo, mas nem sempre as resenhas sobre eles são positivas. Já vi algumas pessoas reclamando das medidas dos moldes, que as instruções não estão claras, etc. Então, não sei se compraria um molde muito complexo com eles, talvez algo mais simples, tipo uma corset cover.

Indica o molde? Definitivamente. É uma ótima peça para iniciantes, inclusive, embora você provavelmente vá xingar muito na hora de costurar o bojo, rsrsrsrsrs

Lá nos destaques do instagram você encontra os vídeos mostrando os detalhes de montagem do molde e corte da peça 😉

 

RESULTADO FINAL

Antes do enchimento (com aquela fibra de edredon):

bust improver lingerie eduardiana

Com o enchimento e todos os acabamentos no lugar:

bust improver lingerie eduardiana

Como ele ficou na Jezebel?

bust improver lingerie eduardiana
I like big boobs and I cannot lie

De ladinho, para ter uma noção do volume:

bust improver lingerie eduardiana

Usei o tamanho grande do molde, porque levei em consideração minha estrutura corporal geral, mas acho que enchi demais o bojo dos bust improvers. Talvez eu deva diminuir um pouco da fibra e considerar usar um tamanho médio.

Também Fiz um teste colocando o bust improver com meu corset 1890s, mas o resultado foi desastroso. A linha de busto dos corsets vitorianos é muito alta, então as pontas do bust improver ficaram quase na clavícula, hahahaha! Então, para continuar com as lingeries eduardianas, serei obrigada a providenciar um corset mais adequado. Mas acho que, dessa vez, vou fazer minha primeira incursão na corseteria…

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »