Culinária

Bolo da Cruz Vermelha (1914-1918)

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Cruz Vermelha realizou um trabalho humanitário que consistia não apenas no transporte e atendimento aos feridos nos campos de batalha. O corpo de voluntário transportava correspondências entre os soldados e suas famílias, levantava fundos para os hospitais que recebiam os feridos e inválidos, ajudavam a reunir famílias separadas pelo conflito e garantiam que a comida enviada pelas famílias chegasse aos soldados.

Uma das várias receitas divulgadas pela Cruz Vermelha Americanaera a de um bolo que poderia chegar ao front ocidental ainda fresco. Sem leite ou ovos, e feito com gordura vegetal no lugar de manteiga, o bolo leva ainda frutas secas embebidas em rum ou suco de laranja, o que ajuda a manter a umidade dentro da massa por mais tempo.

A receita que apresentamos aqui foi adaptada pelo chef-historiador Libby O’Connel a partir de publicações da Cruz Vermelha durante o período da Primeira Guerra. A receita foi testada por ele para o History Channel e como eu adoro uma comidinha de época, testei e garanto: é um bolo delicioso e muito fácil de ser feito.

 

INGREDIENTES

1 xícara de suco de laranja ou de rum

230g de uvas passas picadas (eu uso inteiras) deixadas de molho no suco de laranja/rum por algumas horas ou por uma semana.

2 xícaras de açúcar mascavo

1 xícara de água quente

1 colher de sopa de banha ou gordura vegetal

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de chá de cravos em pó

100g de nozes picadas (testei também com castanhas-do-pará e o resultado foi excelente)

1 colher de sopa de raspas finas da casca das laranjas

3 xícaras de farinha de trigo

1 colher de chá de bicarbonato de sódio (usei 1 colher de sopa de fermento químico, que é um substituto válido)

 

PREPARO

Deixe as uvas passas de molho na laranja ou no rum por algumas horas. Drene o suco.

Aqueça o forno a cerca de 250ºC.

Em uma panela larga, leve ao fogo  água, o açúcar, a gordura, o sal, a canela, o cravo, as nozes de sua escolha, as passas e as raspas de casca de laranja. Mexa constantemente até ferver e depois deixe cozinhar com a panela fechada por 5 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Em uma bowl larga, peneire 2x a farinha de trigo com o fermento ou bicarbonato. Adicione o líquido cremoso da panela e misture bem. Você terá uma consistência parecida com a massa de um pão.

Unte duas formas de pão generosamente, preencha até a metade com a massa e leve para assar por 45 min ou até o teste do palito.

Para servir, pode-se polvilhar açúcar de confeiteiro por cima.

 

O TESTE

Para a minha versão, reutilizei o suco de laranja onde as passas ficaram de molho. Ao invés de usar uma xícara de água, usei 1/2 xícara de água + 1/2 xícara do suco. O sabor da laranja ficou acentuado na medida certa, contrastando bem com os outros sabores.

Como eu não tinha nozes em casa na hora do teste, substituí por castanha-do-pará e amêndoas. E como amêndoas vão muito bem com laranja, o sabor ficou espetacular.

Ao invés de assar em forma de pão, usei uma forma de cupcake normal feita de teflon. Dessa maneira, a receita rendeu 22 bolinhos da altura de um cupcake normal, equivalente a 44 mini-cupcakes. Depois refiz o teste em forma de pão daquelas de silicone e também funcionou.

Nesse formato, o tempo de assamento não chegou a 30min e eles ficaram bem dourados. A dica do açúcar de confeiteiro na hora de servir também é realmente boa.

bolo da cruz vermelha primeira guerra mundial
Olha ele aí xD

Fonte: Hungry History

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »