Pensamentos Aleatórios

2018: Um ano de muita história e costurices!

Para mim, a expressão que define 2018 é…montanha russa! Dezembro está chegando ao fim, mas já aconteceu tanta coisa nos meses anteriores que realmente parece que se passaram uns cinco anos dentro de um, hahahaha. Este ano, pela primeira vez, resolvi fazer uma retrospectiva dos projetos e trabalhos do ano e já planejar com uma certa antecedência o que quero fazer no ano que vem. Então senta que lá vem história!

JANEIRO

2018 começou com um projeto tímido de férias: um toucado de algodão dos anos 1780. Ele foi todinho feito à mão, usando molde e pontos historicamente corretos, que eu aprendi numa das melhores compras da minha vida: o livro de costura de século 18 da American Duchess.

retrospectiva 2018 toucado touca chapéu século 18

MARÇO

Depois de um fevereiro totalmente morno, Março foi o mês de completar um projeto grande, o kit completo da D. Catarina: Caraco, Anágua, Saia, Chapéu e avental. Ele continua sendo um dos meus projetos favoritos até hoje e eu gosto tanto desse tecido floral que comprei mais dele só para fazer um robe a l’anglaise com ele 😉

Ah, março também é o mês de criação do blog e eu mal consigo acreditar quantas pessoas incríveis conheci só por conta dele!

ABRIL

Abril foi um mês tranquilo de costura, mas intenso de trabalho. O único projeto significativo do mês foram as fall-front breeches que fiz para o kit 1770 do meu marido:

Modelagem masculina ainda é um campo muito novo para mim e essas breeches foram apenas minha segunda tentativa de fazer um modelo assim. Já teve uma melhora considerável desde a primeira, que eu nem me atrevo a mostrar, mas não fiquei satisfeita o suficiente com elas para postar no blog. Mas o marido jura que são confortáveis.

MAIO

Em maio nós tivemos ela, a princesa desse blog, a Crinolina Cupcake! E, claro, nossa primeira live no Facebook <3

JULHO

Julho foi meu ponto de virada em 2018. Comecei numa escola nova e dando aula de História da Arte! Também foi mês que marcou o início das minhas incursões pela Regência, com duas peças históricas feitas totalmente à mão:

A gola rufo, que eu amo e vou defender e não vejo a hora de usar até com um traje moderno

Fazendo a phyna antes de sair para o trabalho. Eu só não fui dar aula assim porque (ainda) não sou tão desapegada, hahahahahaa

E a Chemisette

Frente, fechada com fitinhas de cetim embaixo do busto e no pescoço. Camafeu somente para ficar bonitinho.

AGOSTO

Em agosto os esforços se voltaram para a Era Eduardiana e a retomada de uma projeto antigo: produzir um traje eduardiano todinho, desde as camadas de lingerie. Foram duas peças produzidas nesse mês:

As infames calçolas, seguindo as instruções de um manual original da época:

calçolas eduardianas

E uma anágua eduardiana novinha:

E uma blusa eduardiana novinha, com a famosa silhueta “peito de pombo”, para o Projeto Memento Mori:

 

SETEMBRO

Se setembro não teve lá grandes coisas em termos de costura, foi o mês em que tirei meu primeiro cosplay do armário para usá-lo pela segunda vez na vida. A Saia T.A.R.D.I.S. deu o ar da sua graça na I Copa Cosplay organizada pelo pessoal incrível da CCFloripa:

saia tardis

Tô achando que 2018 criou um monstro e vou fazer mais cosplays históricos, hahahahahaa

OUTUBRO

Outubro é o meu mês de trabalho favorito e não é só por causa do feriadão, rsrsrsrs. Outubro é o mês da primeira visita dos imperadores a Santa Catarina, em 1845, e nesse mês o passeio temático da visita imperial é feito com um traje de gala. Mas como eu não estava lá muito satisfeita com o estado do meu vestido de baile 1850s, ele passou por uma pequena reforma, que deixou tudo com um ar bem mais vitoriano:

NOVEMBRO

Foi o meu mês da correria. Depois do meio do ano, parece que tudo que estava meio parado começou a correr e de outubro pra cá, a vida ficou mais rápida e cheia de ideais, novidades e projetos. Novembro já começou nesse ritmo peculiar com um evento lindo da Corte Imperial em Santo Amaro da Imperatriz, uma cidade de águas termais onde os imperadores se hospedaram em 1845.

Aproveitando o embalo da motivação, resolvi fazer alguns testes e construir um petit panier novo, testando molde e técnicas de montagem novas. Acabei não conseguindo fazer todas as decorações que eu queria, mas consegui transformar o processo de um tutorial para vocês!

 

Foi em novembro que eu criei coragem de dar um destino ao brocado rosa que eu tinha comprado há séculos, e que virou meu primeiro Robe a l’Anglaise. Esse traje foi usado num evento incrível na Fortaleza de Anhatomirim, um forte do século 18, mas as fotos ainda não estão prontas. Só tenho algumas da época da construção dele mesmo:

Quando eu disse que novembro tinha sido meu mês de correria, não estava brincando. No meio dessa bagunça aí toda, ainda consegui tempo pra testar um angelwing bum, que deu esse bumbunzinho para o vestido aí de cima:

1) A foto tá feia e ele também, mas a silhueta fica bem bonitinha
2) Vai Popozuda

DEZEMBRO

Depois de um novembro intenso, eu precisava respirar. Dezembro é mês de provas finais e esta vossa blogueira trabalha em duas escolas, com três matérias diferentes, então pensa no estrago. Entre elaborar, corrigir e digitar notas de provas finais, consegui encontrar um tempinho para refletir sobre 2018 de uma forma geral.

Uma das melhores coisas desse ano foi ter voltado a um blog pessoal, algo que eu tinha abandonado completamente. De certa forma, é uma pequena jornada do herói: eu voltei ao ponto de partida sendo uma pessoa diferente daquela que iniciou a jornada. Claro que é um outro mundo digital, muito mais dinâmico e com um ritmo muito mais intenso, mas estou curtindo até os desafios que a adaptação traz.

2018 foi um ano bastante pesado para mim do ponto de vista pessoal, mas ele está terminando muito melhor do que começou! E vocês têm uma participação muito especial nisso. Cada vez que alguém me manda uma mensagem com carinho, para tirar uma dúvida ou contribuir com a página, meu coraçãozinho aquece.

E O QUE PODEMOS ESPERAR DE 2019?

Novidades, novidades mil, minha gente!

FICA QUE VAI TER COSPLAY

Um dos planos para o ano que vem é participar da Comic-Con Floripa com um cosplay do filme novo da Mary Poppins, especificamente esse traje bustle maravilhoso:

Quero fazer este traje com um toque mais histórico, então vocês vão ver por aqui váaaaarios posts sobre Era Bustle e vão ganhar alguns tutoriais da época também!

VAMOS RECUAR UM POUCO NO TEMPO

Uma das minhas metas é voltar a participar de eventos medievais e quero comparecer a pelo menos um deles em 2019. Ainda estou na fase de decidir o traje, e estou dividida entre início da Renascença e Primeira Cruzada. Mas como eu sou apressada, a pesquisa já tá andando, então vocês vão começar a ver conteúdo de moda medieval e renascentista por aqui também.

Esse bliaut maravilhoso da Izabella Pitcher é uma das minhas inspirações <3

E FALAR UM POUCO DE MODA MASCULINA TAMBÉM

O maridão está precisando de um traje 1850s decente e historicamente correto, que eu tô evitando faz tempo por… medo da modelagem masculina. Mas decidi que em 2019 vamos vencer esse medo porque, cá entre nós: uma casaca vitoriana não pode ser mais cruel comigo do que as costas pregueadas de um robe a l’Anglaise, né?

Eu gosto muito da moda masculina dos anos 1850 porque ela não é monótona. OLHA ESSES XADREZES MARAVILHOSOS

*UPDATE 27/12*

Descobri que preciso de um traje temático de Natal, década de 1830 ou 1840, no melhor estilo Charles Dickens. Quero algo xadrez ou vermelho para fazer um ensaio fotográfico bem fofinho!

Essas mangas enormes dos anos 1830 me fascinam
Mas esse traje 1840 também é hipnotizante

VÃO ROLAR PARCERIAS?

A pessoa virou blogueirinha de vez e acabou de fechar a primeira parceria do blog. Phyníssima! Novas parcerias estão vindo por aí e teremos várias novidades, resenhas e cupons de desconto maneiríssimos para vocês 😉

E você, o que planeja para 2019?

Uma das coisas que mais me ajudou nesse 2018 que termina foi começar o ano com um planejamento. Eu mudei tudo no meio do caminho, porque achei que algumas coisas ali já estavam saturadas e outras não tinham como ser aplicadas na vida real. Mas eu tive metas durante o ano e isso me ajudou a manter a cabeça um pouco mais focada.

O que me ajudou muito com esse planejamento foi a proposta de planner da Caroline Caracas. Se você não conhece o trabalho dela ainda, vale muito a pena segui-la no instagram e se inscrever no canal dela no Youtube. A Caroline Caracas é especialista em marketing digital e tem um programa muito legal de consultoria para mulheres para que estão entrando no mundo empresarial com negócios próprios. Ela manja pra caramba de marketing digital e produz conteúdo nessa linha. Então se você tem intenção de usar as redes de forma mais profissional, ou só melhorar sua imagem online mesmo, vale a pena de acompanhar.

No final do ano passado ela lançou um vídeo com uma proposta de planner bem legal, que eu adaptei para as minhas necessidades e que acabou servindo muito bem. Vou deixar o link do vídeo para vocês:

“Criatividade é a Inteligência se divertindo”, disse Albert Einstein. Então vamos fazer um 2019 muito criativo!

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »