Pensamentos Aleatórios

10 youtubers de moda e costura histórica para seguir (e aprender com elas!)

Faz duas semanas que está rolando uma tag nova no instagram do povo de costura histórica: seus 3 youtubers favoritos da área. Resolvi responder a tag por aqui e indicar não 3, mas 10 youtubers de moda e  costura histórica para você seguir e aprender MUITO com elas.

Se você já leu o post “5 contas de moda histórica para alegrar seu feed, pode ficar tranquila: as indicações de hoje são totalmente diferentes, mas igualmente fabulosas!

Bora lá? Links nos nomes dos canais. 

 

Angela Clayton Costumery

 

A Angela Clayton é a queridinha da costura histórica. Ela é bem jovem (tem menos de 25 anos), costureira autodidata e faz de trajes medievais a réplicas de modelos vintage com moldes originais da época. Tudo bem documentado no blog e no canal dela no Youtube, com direito a vlogs semanais do andamento dos projetos. Ela também assina uma linha de moldes históricos para a McCalls.

 

Morgan Donner’s Sewing Party

Além de costureira, a Morgan Donner é uma reenactor dedicada ao período medieval e alguns dos melhores vídeos do canal são tutoriais de moda medieval. Ela também trabalha com Renascimento (italiano, principalmente), alguma coisa de fantasia e, mais recentemente, século 17. Ah, também tem moda masculina e trajes vintage!

 

Karolina Zebrowska

Ela é uma youtuber polonesa com um gosto peculiar para memes e piadas históricas e todo mundo da reconstrução histórica deveria ver e refazer o vídeo “Edwardian Thug Life” dela. Além dos trajes históricos, ela coleciona peças vintage e tem várias dicas incríveis no canal para quem quer começar a se vestir nesse estilo. Periodicamente ela lança vídeos analisando figurinos de filmes e séries históricas.

 

Crow’s Eye Productions

Se você gosta daqueles vídeos mostrando cada camada envolvida na montagem de trajes de época, esse canal é para você. Mas os vídeos deles vão além de apenas pessoas vestindo roupas de época: eles incluem todo um background histórico e explicações de contexto e porque cada peça era usada. Eles também desenvolvem minisséries históricas.

Il Fiore Nero Costumery

A Danielle é a responsável por esta marca italiana de trajes históricos e mantém o canal com muitos registros super legais dos bastidores da marca, mostrando detalhes da modelagem e confecção dos trajes. Você também encontra tutoriais de técnicas específicas de costura histórica.

Enchanted Rose Costumes

A Marika é uma pessoa incrível e uma costureira super habilidosa que, além da própria marca, dedica uma parte do seu tempo a falar sobre história da moda (principalmente século 18) e criar excelentes tutoriais para quem quer construir seus próprios trajes históricos.

Historical Belle

Enquanto a maioria dos canais que estou recomendando aqui são mais focados em moda, o canal da Historical Belle é uma delícia de vídeos sobre eventos de época, dança, ensaios fotográficos e até a estreia da cauda de sereia (!!!) dela. Os vídeos são de vários períodos, cobrindo desde o século 18 até os anos 1920.

Goldkehlchen20

Com esse nome impossível de pronunciar, o canal da Laura Grossbach é o paraíso da costura histórica, com vídeos detalhados da construção de seus trajes – que são principalmente do século 18, da Regência Inglesa e da Era Vitoriana.

Bernadette Banner

Ela é pesquisadora acadêmica de História da Moda e ilustradora e, nas horas vagas, Bernadette Banner costura. E costura muito, com trajes que vão da Idade Média à Era Eduardiana. Além de vlogs com seus projetos, o canal tem vídeos incríveis de tutoriais de trajes históricos e de algumas versões modernas dos trajes, adaptadas para o uso no dia-a-dia.

Poética dos Museus

A minha querida Eneida Queiroz é, infelizmente, a única brasileira nessa lista, mas todos nós esperamos que logo mais gente aqui do Brasil comece a produzir esse tipo de conteúdo no Youtube. A Eneida é historiadora e escritora, apaixonada por História da Moda e por Museus, e tem um canal sobre isso. Além dos temas de moda e museus, ela está produzindo vídeos incríveis apresentando construções históricas brasileiras e contando histórias (e fofocas) de personagens reais da história do Brasil.

 

Conhece outro canal legal e quer compartilhar com a gente? Deixe o link nos comentários 😉

 

 

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »