Modista Indica

10 museus para visitar do sofá de casa

Recentemente, vários museus começaram a disponibilizar peças das suas coleções na internet. Alguns museus trazem artigos especiais em seus blogs, editam revistas virtuais e até têm conta no Pinterest para mostrar as estrelas dos seus acervos. Mais recentemente ainda, algumas instituições começaram a oferecer passeios virtuais, para aproximar os museus das pessoas que não podem visitá-los. No artigo de hoje, preparei uma lista com 12 museus que oferecem esse tipo de tour virtual para você visitar do conforto do seu sofá de casa.

 

Museu Imperial, Petrópolis-RJ

A joia dos museus históricos brasileiros e o mais visitado do país, o Museu Imperial possui um acervo imenso relacionado ao Brasil Império. Além de ficar no antigo palácio de verão da família imperial, o museu tem móveis, documentos e objetos de uso pessoal da família imperial e de membros da antiga nobreza brasileira. Clique aqui para visitar.

Museu Imperial em Petrópolis, Rio de Janeiro

Museu Britânico, Londres 

O museu oferece uma verdadeira viagem pela história, em diversos continentes e períodos. Você pode ver de perto peças como a Pedra da Roseta (que permitiu a tradução dos hieróglifos), múmias egípcias e objetos da Era Tudor. O site está em inglês, mas a navegação é feita numa linha do tempo em que você “caminha” usando as teclas do computador. Clique aqui para abrir.

 

Museu d’Orsay, Paris

Uma das galerias de arte mais famosas do mundo, o Museu d’Orsay é a casa de centenas de trabalhos de artista franceses ativos entre 1848 e 1914. As estrelas da coleção incluem trabalhos de Monet, Cézanne e Gauguin, que você pode visitar aqui.

 

Museu de Arte Moderna e Contemporânea, Seul/Coréia do Sul

Uma verdadeira vitrine das jóias da arte moderna e contemporânea não só da Coreia, mas de outros países do sul e sudeste asiático. As linguagens são as mais diversas: pintura, fotografia, escultura, arquitetura, etc.  Clique aqui para visitar.

Eu AMO o visual dos jardins desse museu!

Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México

Inaugurado em 1964, esse museu é dedicado aos povos originários do continente americano, em especial aos povos pré-colombianos e nativos da América Central.São 23 salas além de ambientes externos, que contam com peças arqueológicas e arte pré-hispânica, colonial e contemporânea. Clique aqui para conhecer esse acervo incrível.

Museu Guggenheim, Nova York

Uma das principais galerias de arte dos Estados Unidos, com preciosidades de artistas de diversas partes do mundo. Clique aqui para visitar.

 

Museu de Artes de São Paulo

O primeiro museu de arte moderna do Brasil é, ele próprio, uma obra de arte arquitetônica. É um dos principais museus brasileiros, com um acervo maravilhoso de artistas nacionais e estrangeiros, além de uma coleção de arte do continente africano e da América pré-colonial. É uma das melhores visitas que você pode fazer 😉 Clique aqui.

Sim, nós temos um Renoir no Brasil e ele está no MASP!

Museu Van Gogh, Amsterdam

A maior coleção de obras de Van Gogh no mundo, com mais de 200 de pinturas, 500 desenhos e 750 cartas. Além de Van Gogh, outros artistas do pós-impressionismo e das vanguardas europeias estão presentes em diversas exposições. Clique aqui para visitar.

Rijksmuseum, Amsterdam

O Rijksmuseum é quase um templo celebrando a Era de Ouro da Holanda. Esse museu ficou famoso na internet depois de usar uma estratégia ousada para divulgar o fim da restauração do quadro “Ronda Noturna”, de Rembrandt, e seu retorno à exposição permanente. Você deve ter visto esse vídeo rolando por aí:

Clique aqui para ver essa e outras obras maravilhosas de perto.

Galeria Uffizi, Florença

A Galeria Uffizi foi construída em 1560 para ser abrigar os magistrados da Toscana num só lugar. É uma das galerias mais visitadas do mundo e casa de joias como “O Nascimento da Vênus”, além de obras pintadas por Ticiano, Goya, Caravaggio e Leonardo da Vinci. Clique aqui para visitar.

Uma das salas de exibição da Galeria Uffizi

 

Depois me conta como foram seus passeios 😉

 

 

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »