cosplays históricos
Filmes & Séries,  Moda

10 Cosplays Históricos para você se inspirar

Cosplay é um hobbie (?) definido rapidamente: vestir-se como um personagem. Pode ser um personagem criado por você ou um personagem famoso de jogos, animações, filmes, etc. Quando se trata de cosplay, o céu é o limite. Tem gente que se esforça para ficar igualzinho ao personagem (roupa, maquiagem, acessórios e até expressão) e tem gente que cria diferentes versões de personagens já conhecidos. Eu acho maravilhoso o trabalho dos cosplayers, profissionais ou não, especialmente da galera que rala com materiais alternativos para ficar igual aos personagens. Mas nem sempre cosplay é sobre se confundir perfeitamente com o personagem; para muitos cosplayers, é sobre diversão, sobre expressar sua criatividade e encontrar outras pessoas com gostos em comum.

Eu tenho um crush muito óbvio pelos chamados “cosplays históricos”, que são um exercício incrível de imaginar personagens super conhecidos, como as Princesas da Disney ou heróis de quadrinhos, em momentos históricos específicos. Infelizmente, esse tipo de cosplay ainda é novidade no Brasil, mas fora daqui existe uma comunidade bem coesa de gente que se dedica só a fazer cosplays históricos. E o post de hoje é para exaltar o trabalho dessa galera e mostrar para vocês meus 10 cosplays históricos favoritos:

1. Branca de Neve Renascentista

Créditos: https://www.instagram.com/saragobragh/

Eu não podia começar essa lista sem uma Princesa da Disney em versão histórica! Acho incrível como a gente consegue identificar todos os elementos da personagem e os elementos históricos desse cosplay.

2. Star Trek Vitoriano

Créditos: http://truhe-der-genovefa.blogspot.com/

Eu sou trekker convicta, do tipo que teve um sério crush pelo Capitão Picard na adolescência e sabe falas e referências dos episódios do cânone de cor. Sério, gente, eu tenho coleção de miniaturas das Enterprises…

Uma das minhas metas de vida é fazer um cosplay do uniforme da Next Generation. Então vocês imaginam a minha empolgação quando achei essa versão vitoriana do Data, o androide mais gente boa da Federação. Não bastasse ser vitoriano, tinha que ter anquinha. A lista de cosplays aumentou mais um pouquinho aqui, hahahahaha.

Em tempo: Sim, eu tô AMANDO ST Discovery e o festival de referências às outras fases da série e aos clássicos da ficção científica. #ÉCânoneSim

 

3. Bat Girl edição século 18

Eu não sou exatamente fã do Batman em si, mas estou sendo obrigada a conviver com ele, rsrsrs. Explico: meu marido é ilustrador e está trabalhando num projeto imenso, que é o de contar a história da criação do Batman e como o criador dele, o Bill Finger, foi sacaneado pelo sócio e pela Warner Bros. Basicamente não haveria o Batman, seus sidekicks e vilões sem a mão do Finger. A gente precisava tirar uma dúvida sobre a tonalidade do uniforme original da BatGirl (que não era esse) e acabamos encontrando essa gracinha de cosplay.

Não consegui ainda descobrir quem é a cosplayer para poder linkar aqui, mas ELA TÁ USANDO UM ROBE A L’ANGLAISE PERFEITO. Decoração, modelagem, suporte, tudo maravilhoso e historicamente correto. Assim a Tia Modista morre do coração.

4. Arlequina & Coringa 

Já que estamos juntando o universo do Batman com o século 18, que tal esses cosplays históricos incríveis do casal mais…peculiar da DC? Eu queria muito ver o estrago que esses dois causariam em Versalhes!

Créditos: Geeksters Whimshy

5. Belle Vitoriana

Não consegui descobrir quem é a cosplayer :/

Quase todos os cosplays históricos da Belle são feitos com trajes do século 18, então uma versão vitoriana é uma novidade. Além da cor incrível, a cosplayer pegou um modelo vitoriano que faz referências ao século 18, um negócio típico da Primeira Era Bustle. Imagina o barulho desses babados todos quando ela anda?

6. Princesa Leia em Versalhes

Já que estamos falando de princesas da Disney (cof cof), o que dizer dessa versão da Princesa Leia em trajes de corte do século 18? Robe a la Française completinho, todo feito pela MiaMay:

7. Duquesa

Aristogatas é um dos desenhos mais fofos que existe e eu fui à loucura quando a MsMajorSam postou a foto do cosplay em versão humana da gatinha Duquesa. Mas não é qualquer versão humana: é um traje eduardiano completo.

8. Mulher Maravilha e Super Homem…Tudor

Eu amo esses cosplays e vou defendê-los:

 

9. Liga da Justiça Renascentista

Depois de encontrar a Mulher Maravilha Tudor, comecei a pesquisar e descobri que esses cosplays históricos maravilhosos são obra de uma professora de História americana. Não satisfeita só com os dois ali de cima, Janine Spendlove criou a Liga da Justiça em versão renascentista:

10. Rainha Elinor em versão pré-rafaelita

cosplay histórico rainha elinor corvidae

Os pintores pré-rafaelitas tinham uma visão única sobre a Idade Média e esse cosplay incrível da Corvidae conseguiu encontrar o ponto de equilíbrio perfeito entre fantasia e histórico. Ela usou a modelagem do kirtle medieval como base para o underdress e aplicou na sobreveste um bordado de asas de besouro (beetlewing embroidery), que é uma referência direta a um quadro pré-rafaelita – que ela inclusive reproduziu na foto aí em cima 😉

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »