Artes Plásticas,  Costura Histórica

10+ contas no Pinterest para quem ama História da Moda

Não sei com vocês, mas, para mim, o Pinterest é um buraco negro que me suga por horas e horas. É sério! Eu abro a página inicial e uma coisa vai puxando a outra…eu começo procurando uma referência de um traje específico e termino descobrindo coisas que eu não fazia a mínima ideia que existiam!

O Pinterest é realmente ótimo para quem procura referências e tutoriais, mas ele também tem um problema: no caso dos trajes históricos, muitos pins estão identificados de forma errada e não têm link para o museu de origem da peça, o que dificulta nosso trabalho e pode dar um nó na cabeça de quem está começando na área e ainda não sabe identificar a década dos trajes só de olhar. Por isso, a Tia Modista selecionou só as melhores contas do Pinterest para você stalkear seguir, com painéis organizados e informações corretas sobre os pins.

O foco é moda vitoriana, mas nessas contas você vai encontrar referências desde o Egito Antigo até os anos 1970!

  1. Leimomi Oakes – a mente e as mãos criativas por trás do blog The Dreamstress, uma das melhores coisas que o universo virtual da moda e costura histórica já viu.
  2. American Duchess – uma das melhores contas para quem procura referências de sapatos históricos, século 18 e anos 1930.
  3. Historical Sewing – a Jennifer Rosbrugh é uma exímia costureira e modelista e pesquisa a fundo a moda vitoriana. E disponibiliza várias referências super organizadinhas para nós.
  4. Juliana Lopes Creative Office – eu não poderia deixar de incluir a Ju aqui, já que ela tem uma conta cheia de painéis organizados que vão desde Grécia Antiga até Moda Lolita.
  5. Europeana Fashion – a conta oficial do departamento de moda da biblioteca da União Europeia.
  6. Sew 18th century – especializadíssimo em século 18, com todo tipo de referência que você imaginar.
  7. Elva Cawood – ela trabalha como guia em uma mansão-museu vitoriana na Austrália e tem vários paineis de moda vitoriana organizados por cor.
  8. Zack Pinsent – alfaiate especializado em século 18 e 19, ele divide suas referências de trajes, modelagem e até técnicas de confecção. Um dos melhores locais de referência para moda masculina, definitivamente.
  9. Fashion Museum At FIT – conta oficial do museu da moda do Instituto de Tecnologia de Moda de Nova York.
  10. Jenny LaFleur – referências de trajes, penteados e maquiagem desde a Idade Média até o século XX.
  11. Wearing History – um das melhores marcas de moldes históricos compartilha suas referências com a gente sem qualquer restrição!

 

A MODISTA TAMBÉM ESTÁ NO PINTEREST!

Nossa conta no Pinterest está sendo constantemente alimentada com novas referências, organizadas por década. Lá você encontra não só imagens de trajes, mas também:

  • Técnicas de costura e bordado, históricas e modernas;
  • Referências de aviamentos e decorações para diferentes épocas;
  • Joalheria histórica
  • Referências de estampas de tecidos de época.

Clique aqui e siga “A Modista” no Pinterest!

 

COMENTÁRIOS

Historiadora, costureira e apaixonada pela história das coisas miúdas e aparentemente insignificantes. Alguém que acredita que a vida é muito curta para usar roupas comuns e que a moda é, sim, um espelho da história.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »